A iniciativa, iniciada no final de 2020 para facilitar o acesso aos serviços digitis do SNS, chegou pela primeira vez a um estabelecimento prisional. A primeira teleconsulta em Balcão SNS 24 realizou-se no Estabelecimento Prisional de Sintra.
O momento foi testemunhado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, pela Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro.
Lacerda Sales destacou que a iniciativa aproxima o cidadão recluso aos serviços de saúde, tendo Catarina Sarmento e Castro considerado o dia “histórico”.
Já Luís Goes Pinheiro salientou a importância da medida, uma vez que irá permitir o acesso da população reclusa a teleconsultas agendadas em qualquer unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde. No total, serão ativados 52 Balcões SNS – 24 em 44 estabelecimentos prisionais, 7 em centros educativos e 1 num hospital prisional.
Esta medida resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde, através da SPMS, e o Ministério da Justiça, através do da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, tendo como objetivo reforçar os direitos dos reclusos em matéria de saúde.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments