Jovens e idosos debatem e votam medidas sobre a saúde em Oeiras

20 de Outubro 2022

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) anunciou um projeto inédito em Portugal: mini-assembleias municipais constituídas por jovens e idosos que vão debater medidas e propostas para melhorar o setor da saúde. A primeira sessão decorre este sábado em Oeiras.

Em comunicado, a SPLS garante que o projeto tem com objetivo “criar um espaço comum e aberto à discussão de diversos temas que se prendem com assuntos relacionados com o acesso a saúde, a sua melhor compreensão e uso dos recursos. Para isto, o grupo de cidadãos do município vai sugerir medidas, debater ideias e votar nas propostas mais significativas e que tenham maior impacto na sociedade para a área da saúde.”

Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS e coordenadora do projeto, refere que iniciativa, além de ser um ponto de partida para refletir sobre o estado do setor em Portugal, pretende ser uma ferramenta de literacia em saúde.

A importância desta oportunidade de debate e esclarecimento de muitos temas que interessam ao cidadão e à sua saúde levou-nos a reunir um conjunto de especialistas, ativos, construtivos, que podem dar orientações e pistas muito importantes para a saúde dos indivíduos, das famílias, da comunidade”, diz na nota a presidente da Comissão de Ética da SPLS e também coordenadora do projeto, Cecília Nunes.

A organização da iniciativa compromete-se a redigir um e-book com as propostas mais debatidas e votadas, que será submetido às respetivas autarquias para avaliação e implementação. 

A primeira edição, a acontecer em Oeiras, vai prolongar-se até dezembro, em quatro sábados espaçados.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights