70% dos portugueses nunca ouviu falar de DPOC

16 de Novembro 2022

No Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), que hoje se assinala, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) revela que 70% dos portugueses nunca ouviu falar da doença.

A SPP conduziu recentemente um estudo de notoriedade realizado numa amostra de 1500 portugueses. O estudo, conduzido pela Spirituc, revela que mais de 70% dos portugueses nunca ouviu falar de DPOC.

Os resultados do estudo mostram ainda que mesmo dentro do grupo dos fumadores, grupo de alto risco, também há um grande desconhecimento sobre a doença, fatores de risco, sintomas, método de diagnóstico e impacto na qualidade de vida e na mortalidade.

Perante estes dados, a SPP relançou a campanha DPOQuê?. A iniciativa visa sensibilizar a população para os fatores de risco, sinais de alerta, a gravidade da doença e a importância do diagnóstico.

Além disso, a SPP produziu o “Guia da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica”, no qual, além de se esclarecer sobre o que é esta doença, se alerta para os seus principais fatores de risco, sintomas, diagnóstico, entre outras informações relevantes.

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica

PR/HN/Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundação Champalimaud: Como os cérebros transformam sons em ações

Um novo estudo do Laboratório Renart, publicado na Current Biology, apresenta resultados que permitem a nossa compreensão sobre como as informações sensoriais e as escolhas comportamentais estão entrelaçadas dentro do córtex — a camada externa do cérebro que molda a nossa percepção consciente do mundo.

Xavier Barreto: “Não podemos andar de seis em seis meses a mudar tudo”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) defendeu que uma das principais, e mais polémicas, reformas do Serviço Nacional de Saúde deve ser mantida pelo novo Governo. No âmbito da 13ª Conferência Valor APAH, Xavier Barreto afirmou: “A reforma das ULS deve ser mantida”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights