Doentes querem ser ouvidos sobre as políticas de saúde

24 de Janeiro 2023

Associações realizam esta quinta-feira um debate a necessidade de ouvir os doentes sobre as políticas de saúde. A iniciativa é promovida pela Plataforma Saúde em Diálogo em parceria com a Novartis.

Esta primeira sessão do Fórum ‘’Saber mais para Apoiar Melhor’’ visa discutir a forma como as associações de doentes podem fazer a diferença nas políticas de saúde.

De acordo com a responsável, Maria do Rosário Zincke “os doentes e utentes de saúde, que conhecem verdadeiramente a realidade, têm, cada vez mais, uma palavra a dizer ao nível das políticas de saúde. Queremos ser ouvidos na tomada de decisão e encontrar caminhos que permitam soluções mais eficientes”.

A implementação efetiva de um registo único de dados de saúde será um outro tema abordado na sessão. Segundo os especialistas, o sistema único “facilita a circulação dos cidadãos entre as unidades de saúde e os vários níveis de cuidados”, ao mesmo tempo que “otimiza a jornada do utente que, em todo o percurso, vê registada a informação essencial pelos diferentes profissionais de saúde, evitando lapsos e redundâncias”.

O Fórum “Saber mais para Apoiar Melhor” pretende afirmar-se como um espaço de discussão e reflexão sobre temas prioritários da agenda da saúde dos cidadãos, com a participação das associações de pessoas que vivem com doença, decisores políticos e outros stakeholders da área da saúde.

O encontro terá lugar no Auditório da Associação Nacional das Farmácias, em Lisboa

PR/HN/VC

1 Comment

  1. Francisco Botelho Moniz

    Parece-me ser um assunto da maior importância e que, por isso, deverá ser objecto de um debate alargado e daí, estar interessado, se puder, em assistir aos debates em questão.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Qualidade do ar melhor mas poluição ainda é maior perigo

A qualidade do ar na Europa melhorou consideravelmente nas últimas décadas, mas a poluição atmosférica continua a ser o maior perigo para a saúde ambiental na Europa e no mundo, alerta a Agência Europeia do Ambiente (AEA).

Os enfermeiros (também) são cientistas

Lara Cunha: Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica; Research Fellow na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

O impacto da inflamação na DII

Enquanto na Doença de Crohn o intestino grosso tem uma inflamação que pode envolver todas as camadas da parede do intestino, na Colite Ulcerosa apenas a camada superficial do intestino grosso está inflamada.

MAIS LIDAS

[wli_popular_posts title=”” no_posts=”” select_posttype=”” days_filter=”” sort_by=”” category_name=”” category=”” display_type=”” no_comments=”no” views_count=”yes” post_date=”” featured_image=”no” featured_width=”” featured_height=”” featured_align=”” content=”” content_length=”” readmore_text=”” exc_curr_post=”” relative_date=”” wrap_desc=””]