Banco Central Europeu deverá manter estímulos à economia na reunião de hoje

10 de Setembro 2020

O Banco Central Europeu (BCE) deverá manter os estímulos monetários e debater o câmbio do euro face ao dólar na reunião do Conselho de Governadores, marcada para hoje.

A agenda da entidade liderada por Christine Lagarde indica que está prevista a publicação de uma decisão de política monetária pela entidade depois do encontro, seguida de uma conferência de imprensa.

Analistas contactados pela agência Efe descartam grandes decisões, embora alguns esperem que as compras de dívida aumentem.

O professor da EAE Business School, de Madrid, Ricardo Zion, citado pela Efe, diz que “aparentemente a reunião será tranquila, de continuidade, sem grandes medidas ou grandes anúncios”, mas alerta para “dois convidados” surpresa, sendo “um deles a inflação”.

Em agosto, a zona do euro registou uma taxa de inflação negativa pela primeira vez em quatro anos, com os preços a caírem 0,2%.

“Por outro lado, o BCE conta com o problema cambial, já que o euro está mais fortalecido em relação ao dólar e passou de mínimos de 1,06 de março para 1,20 na última semana”, acrescentou Zion.

Isso faz com que as exportações da zona euro sejam menos competitivas e, por outro lado, o valor das importações na zona do euro também diminuam, afetando negativamente o crescimento dos preços e a inflação.

Neste ambiente, Zion não espera “muito” do BCE” hoje porque as taxas de juros já estão em mínimos históricos e o programa de compra de ativos é muito agressivo.

Zion também acredita que o BCE tem espaço para expandir o programa de compra de dívida.

O BCE poderia estender o prazo e o valor total das compras, “mas se Lagarde anunciar um programa de estímulo muito agressivo, isso seria contraditório”, tornando-se num “equilíbrio muito difícil”, indicou.

Já os analistas do Nomura não esperam que o BCE faça mudanças na política monetária, mas contam com alguma discussão sobre a inflação negativa da zona euro e a valorização da moeda única.

Em 2014, o então presidente do BCE, Mario Draghi, disse que uma valorização de 10% do euro reduz a inflação em cerca de 0,4 pontos percentuais, lembraram, segundo a Efe.

Os analistas do UniCredit, por sua vez, acreditam que o BCE anunciará uma segunda extensão do programa de compra de dívida de emergência, por causa da pandemia, até ao final do ano.

O mercado espera ainda que a Reserva Federal americana mantenha as taxas de juros perto de 0% mais tempo do que havia previsto, algo que isso enfraquece o dólar, tendo em conta decisões recentes da entidade em relação à inflação.

Os analistas não acreditam que o BCE reaja imediatamente a esta questão no encontro de hoje.

NR/HN/LUSA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This