Serviços de saúde confirmam caso de lepra importado na Madeira

19 de Abril 2023

Os serviços de saúde da Madeira informaram hoje que foi confirmado um caso importado da doença de Hansen, mais conhecido por lepra, nesta região, com origem no Brasil.

A nota divulgada pela Direção Regional da Saúde (DRS) deste arquipélago adianta tratar-se de uma mulher, adulta, que reside na Madeira desde janeiro de 2022.

O caso “está a ser seguido no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, tendo sido implementado o necessário tratamento da infeção”, lê-se no mesmo documento.

Acrescenta que “todos os contactos próximos foram identificados e a situação está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde locais”.

Os serviços de saúde insulares esclarecem que esta doença “não se propaga facilmente, pelo que não implica isolamento”.

Também indica que o “tratamento é muito eficaz e a profilaxia é apenas recomendada no caso de contactos muito próximos e prolongados”.

“A DRS vai continuar a acompanhar a evolução desta situação”, conclui a informação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This