Pelo menos cinco pessoas morreram com cólera nas últimas quatro semanas nos Camarões

20 de Abril 2023

Pelo menos cinco pessoas morreram de cólera em quatro semanas na capital dos Camarões, Yaounde, e arredores, que normalmente não são afetados, anunciou o ministro da Saúde, falando de um "ressurgimento" do surto da doença no país.

Pelo menos 88 casos de infeção por esta doença diarreica aguda foram registados no mesmo período na região do Centro, da qual Yaounde é a capital, entre a última semana de março e 19 de abril, precisou o médico Manaouda Malachie, num comunicado datado de quarta-feira.

O ministério tem elaborado relatórios periódicos desde que uma nova epidemia de cólera foi declarada em outubro de 2021, no país mais populoso da África Central.

Mas o anterior surto foi registado em 27 de outubro de 2022, com 272 mortes e 12.952 casos identificados num ano.

“É o centro que está ativo neste momento”, disse Clavère Nken, chefe da unidade de comunicação do ministério da Saúde, à agência de notícias France-Presse, assegurando-nos que a epidemia se encontrava numa “pausa” há seis meses.

O ministério, que na sua declaração se refere a um “ressurgimento de casos de cólera”, ainda não atualizou esta avaliação nacional. “As equipas (…) estão a trabalhar arduamente para conter esta epidemia” no centro, disse Malachie.

Os bairros de Djoungolo, Biyem Assi, Cité Verte e Nkoldongo, no coração de Yaoundé, foram afetados, assim como as cidades de Mfou, 20 quilómetros a leste, e Obala, 40 quilómetros a norte da capital dos Camarões, que tem uma população de cerca de 2,8 milhões de habitantes.

“O tratamento gratuito dos casos, a sensibilização, a desinfeção das famílias e comunidades são eficazes, foram disponibilizados ‘kits’ de purificação da água (…), e o sistema de vigilância foi posto em alerta”, tranquilizou Malachie.

A cólera, uma doença diarreica aguda que pode matar em poucas horas se não for tratada, reaparece periodicamente nos Camarões, que tem uma população de mais de 25 milhões de habitantes.

O número de novos casos de cólera em África, que tinha aumentado acentuadamente no início do ano, diminuiu 37% na última semana de fevereiro, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 02 de março. Mas a organização da ONU disse temer que as inundações na África Austral representassem um elevado risco de propagação da doença de novo.

No início de março, a OMS anunciou que tinham sido comunicados casos de cólera em 12 países do continente, particularmente Moçambique e Malaui, que estão a sofrer epidemias recordes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights