OMS alerta para Riscos biológicos “muito elevados” no Sudão após ocupação de laboratório de saúde

25 de Abril 2023

Os riscos biológicos são "muito elevados" no Sudão após a ocupação de um laboratório nacional de saúde por beligerantes, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS)

“Recebi um telefonema ontem [segunda-feira] do chefe do laboratório central de saúde pública. Está ocupado por uma das partes em conflito”, disse Nima Saeed Abid, representante da OMS no Sudão, numa conferência de imprensa em Genebra (Suíça).

Nima Saeed Abid destacou que a situação é “extremamente perigosa” porque o laboratório contém amostras dos agentes patogénicos do sarampo, cólera e poliomielite.

Segundo Nima Saeed Abid , os ocupantes “removeram todos os técnicos do laboratório”, que agora está cabalmente “sob o controle de uma das partes combatentes como uma base militar”.

A cólera é uma doença diarreica aguda que provoca a morte em poucas horas se não for tratada.

O sarampo, por seu turno, é uma doença viral muito contagiosa, como a poliomielite, que afeta principalmente crianças menores cinco anos.

Dados da OMS indicam que houve 14 ataques ao setor de saúde no Sudão desde o início da violência, que fez oito mortos e dois feridos.

“Os ataques à saúde são condenáveis e devem parar”, exigiu hoje a OMS.

Os confrontos começaram em meados de abril no Sudão e fizeram 459 mortos e 4.072 feridos, indicou hoje a organização, explicando, todavia, que esses números do Ministério da Saúde sudanês não foram verificados pela OMS.

Até 270 mil pessoas poderão fugir do Sudão para o Chade e o Sudão do Sul, referiu o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), após o cessar um cessar-fogo de 72 horas entre os beligerantes sob a proteção dos Estados Unidos da América (EUA).

Segundo Laura Lo Castro, representante do ACNUR no Chade, já chegaram àquele país 20 mil refugiados.

“Esperamos até 100 mil refugiados no pior dos casos”, disse, durante a conferência de imprensa, em que participou por videochamada.

No Sudão do Sul o cenário mais provável é o regresso de 125 mil refugiados sul-sudaneses e 45 mil refugiados”, disse, por seu lado, a representante do ACNUR no Sudão do Sul, Marie-Hélène Verney, também por videochamada.

Dados da ACNUR registados até hoje chegaram cerca de 4 mil sul-sudaneses do Sudão, principalmente através do ponto de passagem da fronteira de Renk, no estado do Alto Nilo.

Há mais de 800 mil refugiados sul-sudaneses no Sudão, um quarto dos quais está em Cartum, a capital do Sudão, e, portanto, são diretamente afetados pelos combates, indicou a ACNUR.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights