Peticionários do novo hospital do Oeste nas Caldas da Rainha contra adiar decisões

27 de Abril 2023

Os peticionários pela construção do novo hospital do Oeste nas Caldas da Rainha, hoje ouvidos na comissão parlamentar da Saúde, querem discutir a localização da unidade sem adiar as decisões do Ministério da Saúde.

“Não queremos adiar nada com esta discussão porque é unânime que é necessário a construção do novo hospital, embora possam existir divergências quanto à sua localização”, afirmou o primeiro subscritor da petição, Paulo Espírito Santo.

Para o peticionário, há critérios excluídos do estudo técnico encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste para ajudar à decisão do Ministério da Saúde que “têm de ser tidos em conta”.

“É uma decisão do Governo, mas deve ser discutida pelos autarcas”, corroborou o presidente da Câmara de Caldas da Rainha, Vítor Marques (independente), entre os peticionários, lembrando que outros municípios servidos pelo atual Centro Hospitalar do Oeste também já alertaram para “critérios que não foram contemplados no estudo”.

“Depois de vistos os critérios, nós, que não fizemos parte do mandato 2017-2021, desconhecendo os critérios e o caderno de encargos do estudo preliminar, ficámos estupefactos, porque é curto e redutor”, sublinhou o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel (PSD).

Para a escolha da localização entre Caldas da Rainha e Óbidos, os peticionários invocaram a existência de um terreno de 60 hectares próximo da A8, A15 e IP6 e da Linha ferroviária do Oeste e o fluxo turístico maior a norte do que a sul da região.

Além disso, defenderam que deve existir “igualdade no acesso aos cuidados de saúde”, sustentando que a proximidade aos hospitais é maior a sul, com Loures, Vila Franca de Xira e o futuro hospital de Lisboa, enquanto o norte da região está próximo dos hospitais de Leiria e Santarém, “muito sobrelotados”.

Pelo PS, a deputada Sara Velez disse que as decisões sobre a localização e perfil funcional do hospital “são competência do Ministério da Saúde”, mas que “todas as visões devem ser colocadas em cima da mesa para enriquecer a decisão que vier a ser tomada”.

Pelo Chega, Gabriel Mithá Ribeiro também concordou com a localização defendida pelos peticionários, por o estudo da OesteCIM adotar “fatores que enviesam a escolha”, ao englobar os concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e nove freguesias de Mafra, que são hoje servidos pelos hospitais de Loures ou Vila Franca de Xira.

Pelo PCP, Duarte Alves defendeu que as divergências entre municípios “não devem servir de pretexto para o Governo adiar as decisões” e que devem ser efetuados investimentos nos atuais hospitais até à construção de um novo.

O social-democrata Hugo Oliveira considerou que, para as decisões, se deve “deixar de olhar para o estudo [da OesteCIM] quando deixou de fora premissas”.

A petição pelo novo hospital do Oeste nas Caldas da Rainha, entregue em fevereiro, reuniu 11.920 assinaturas e vai ser discutida em plenário da Assembleia da República.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem dos Médicos procura ideias inovadoras para melhorar o sistema de saúde em Portugal

A iniciativa está aberta a todos os cidadãos – nacionais ou estrangeiros -, desde que organizados em grupos de dois a cinco elementos e com pelo menos um médico inscrito na Ordem dos Médicos. Desta forma, o Prémio Best Ideas in Healthcare pretende estimular a inovação e o empreendedorismo em saúde, mas também incentivar a criação de equipas multidisciplinares, entre médicos e outros profissionais

Luís Campos distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2024

O Prémio Nacional de Medicina Interna 2024 foi atribuído a Luís Campos, fundador e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, que ainda se destaca pelas suas funções atuais de presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna e da coordenação da Medicina Interna da Clínica CUF Belém.

Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

OMS lança mecanismo para angariar mais dinheiro

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no domingo um mecanismo destinado a angariar fundos “sustentáveis, previsíveis e flexíveis” para financiar as prioridades para o período 2025-2028.

Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana 1.755 toneladas de alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais do país, avançou esta segunda-feira a instituição de solidariedade social.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights