Despesa da Segurança Social aumenta 1,5% para 7.094,2 ME em março

29 de Abril 2023

A despesa da Segurança Social acumulada até março aumentou 1,5% em março, face a igual período anterior, para 7.094,2 milhões de euros, segundo comunicado do ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Desconsiderando o impacto das medidas covid-19, a despesa “está a crescer” mais 7,8% face ao ano passado, aumento que o ministério justifica com as subidas da despesa com pensões e complementos (mais 7%), com abono de família (mais 32%) ou com programas e prestações de ação social (8,7%).

O aumento também se deve às subidas da despesa com o subsídio e complemento por doença (mais 11,3%), com a prestação social para a inclusão (PSI) e complemento (mais 25,1%), com prestações de parentalidade (mais 13,5%), com transferências para o emprego, higiene e formação profissional (mais 58,9%) e a subida na despesa com o apoio à garantia para a infância, no valor de 20,6 milhões de euros.

O comunicado refere também as reduções de 1,8% da despesa com prestações de desemprego, de 12,9% da despesa com subsídios e transferências correntes, relativos à vertente de formação profissional e de ação social, e a diminuição da despesa com medidas excecionais e temporárias (covid-19) em 414,6 milhões de euros.

A receita efetiva da Segurança Social, até março, foi de 8.675,9 milhões de euros, aumentando 6,1% face ao período homólogo de 2022, uma subida que o ministério explica com o acréscimo das contribuições e quotizações em 690,2 milhões de euros, a que corresponde uma variação de 13,5%.

A Segurança Social registou em março um saldo de 1.581,7 milhões de euros, um aumento de 394,9 milhões de euros face ao mesmo período do ano anterior.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Fundador da Joaquim Chaves Saúde morre aos 94 anos

O farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde, morreu hoje aos 94 anos, anunciou o grupo, afirmando que foi “referência incontornável na área da saúde” em Portugal.

Portugal registou 120 novos casos de VIH em 2023

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, mais 120 do que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This