Centro Hospitalar Cova da Beira utiliza técnica inovadora para “dedo em gatilho”

19 de Setembro 2023

O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) foi “o primeiro hospital público” do país a implementar uma técnica para tratar o “dedo em gatilho”, que permite a cirurgia com anestesia local e reduz o tempo de recuperação.

“Com esta técnica inovadora e minimamente invasiva, designada de técnica percutânea ecoguiada, os cirurgiões podem realizar a intervenção através de um pequeno orifício na pele, evitando pontos (suturas) cutâneos e cicatrizes cirúrgicas”, informou aquela unidade de saúde, em comunicado enviado à agência Lusa.

Na mesma nota, o CHUCB, com sede na Covilhã, no distrito de Castelo Branco, sublinhou que o recurso a esta técnica permite ao paciente sair do procedimento “com plena capacidade para usar a mão intervencionada, podendo regressar às suas atividades diárias e laborais num curto espaço de tempo”.

A unidade de saúde enfatizou que a nova técnica “representa um avanço significativo na abordagem de tratamento para doentes com ‘dedo em gatilho’, pois oferece uma solução mais rápida, eficaz, segura e esteticamente agradável para aqueles que sofrem com esta condição debilitante”.

A cirurgia ao também conhecido “dedo em mola” era habitualmente feita através de uma incisão na palma da mão que, “apesar de eficaz, resultava frequentemente em cicatrizes duras e dolorosas, que poderiam demorar meses a resolver, limitando a capacidade dos utentes para realizar tarefas quotidianas ou retornar ao trabalho”, acentuou o Centro Hospitalar.

A patologia, explicou o CHUCB, afeta a qualidade de vida, provocando inflamação na bainha dos tendões da mão, o que provoca dor e limitações na mobilidade.

A cirurgia, durante a qual os pacientes permanecem acordados, foi feita pela ortopedista Cláudia Santos, responsável pelo grupo de cirurgia de mão do Centro Hospitalar.

O CHUCB integra o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, abrangendo ainda a área do concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights