EUA reforçam prevenção da covid-19 em Timor-Leste com 1,26 ME

9 de Novembro 2023

Os Estados Unidos entregaram hoje uma subvenção adicional de 1,35 milhões de dólares ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para reforçar a prevenção da covid-19 e os serviços de saúde em Timor-Leste.

“A subvenção adicional de 1,35 milhões de dólares [1,26 milhões de euros] à Unicef vai ajudar a expandir as intervenções em curso nos municípios de Bobonaro, Liquiça e Manufahi, a aumentar a sensibilização para a prevenção da covid-19 e a vacinação”, disse Anne Marie Yastishock, diretora interina da USAID (agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional) em Díli.

Anne Marie Yastishock precisou também que a subvenção vista igualmente contribuir para a prestação contínua de cuidados de saúde materno, neonatal e infantil de qualidade.

“Desde o início da pandemia, os Estados Unidos já forneceram 200.000 vacinas Pfizer e mais de 7,4 milhões de dólares [6,91 milhões de euros] de assistência ao país”, disse a diretora interina da USAID, durante a cerimónia de assinatura da convenção, que decorreu no Ministério da Saúde timorense.

O representante da Unicef no país, Bilal Aurang Zeb Durrani, salientou que a parceria entre o Ministério das Finanças, a USAID e a Unicef, implementada em três fases, a última das quais termina em dezembro deste ano, contribui para o controlo do vírus no país.

“O lançamento da quarta fase ajudará a manter a dinâmica necessária para preparar o país para enfrentar os desafios futuros” através do reforço da prevenção e dos sistemas de controlo, disse o representante da Unicef.

O vice-ministro da Saúde timorense, José Reis Magno, destacou que as duas agências são “parceiras de desenvolvimento valiosas” para Timor-Leste e destacou o seu apoio no combate à covid-19 no país.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This