Equipas multidisciplinares já contactaram mais de 13 mil pessoas na AMLisboa

24 de Setembro 2020

Mais de 13 mil pessoas de 10 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa foram contactadas nos últimos três meses pelas equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à pandemia de covid-19, foi hoje divulgado.

De acordo com uma nota da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), entre 30 de junho e 22 de setembro, 34 equipas multidisciplinares contactaram 13.256 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.

“Profissionais da saúde, Segurança Social, proteção civil/municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença”, é referido no comunicado.

Além das visitas a agregados familiares, as equipas, constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Central, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Loures-Odivelas, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida, têm também visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.

Segundo dados da ARSLVT, os concelhos de Lisboa (com 14 equipas) e de Sintra (cinco equipas) são onde se concentram o maior número de pessoas contactadas: na capital foram alvo de intervenção 3.388 pessoas e em Sintra 4.490.

As equipas do ACES Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida só começaram a funcionar em agosto, também de acordo com a ARSLVT.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 978.448 mortos e quase 32 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.931 pessoas dos 71.156 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Esclerose Múltipla

Cristiana Lopes Martins, fisiatra nos hospitais de Portimão e Lagos (Unidade Local de Saúde do Algarve) e na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano; Eduarda Afonso, fisiatra no hospital de Faro (Unidade Local de Saúde do Algarve)

Enfermeiros querem reunir com António Gandra d’Almeida

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) saudou esta quarta-feira a eleição de António Gandra d’Almeida como novo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde. Em declarações ao nosso jornal, o responsável afirmou que vai solicitar uma reunião com António Gandra d’Almeida e a nova equipa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights