Brasil debate incorporação da medicina indígena no sistema de saúde público

25 de Janeiro 2024

O Governo brasileiro criou um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de incorporação da medicina indígena no sistema nacional de saúde do Brasil que presta atendimento à população indígena, segundo uma portaria divulgada hoje no Diário Oficial da União.

Na portaria, indica-se que o Ministério da Saúde “institui o Grupo de Trabalho de Medicinas Indígenas, no âmbito da Secretaria de Saúde Indígena, para elaborar proposta de programa em medicinas indígenas no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena”.

O grupo, de caráter consultivo, será composto por representantes técnicos de diferentes áreas “com a finalidade de elaborar proposta para estabelecimento de programa em medicinas indígenas”.

Criada em 2021, a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) atende mais de 700 mil indígenas no Brasil, através das especificidades epidemiológicas e socioculturais desses povos.

Os movimentos indígenas reivindicam o reconhecimento oficial desses tipos de medicina, que utilizam há milénios e que permanecem ativos em diferentes territórios brasileiros.

O grupo, cujo trabalho deverá ser concluído inicialmente dentro de um ano, também poderá contar com a colaboração de especialistas, organizações não-governamentais e governos de outros países com o objetivo de elaborar a proposta de Programa de Medicamentos Indígenas.

NE/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights