Urgência Pediátrica da ULS Médio Tejo volta a funcionar sem constrangimentos até final de março

3 de Fevereiro 2024

O Serviço de Urgência Pediátrica da Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo, localizado no Hospital de Torres Novas, vai estar a funcionar em pleno a partir de sábado e até ao final do primeiro trimestre, anunciou a instituição.

“O Serviço de Urgência Pediátrica estará a funcionar sem constrangimentos, sete dias por semana, 24 horas por dia, durante os meses de fevereiro e março”, indicou hoje a ULS Médio Tejo, em comunicado.

De acordo com a nota, esta foi uma deliberação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), que assegura assim o pleno funcionamento de um serviço que encerrou todos os fins de semana desde novembro de 2023.

No início de outubro, a DE-SNS tinha divulgado o mapa de urgências de pediatria para o inverno, com a de Torres Novas, no distrito de Santarém, a funcionar com constrangimentos até janeiro de 2024, fechando quinzenalmente, entre sexta-feira e domingo.

A medida, contudo, seria revista um mês depois e aquele serviço passou a encerrar todos os fins de semana, entre as 09:00 de sábado e as 09:00 de segunda-feira, situação que se manteve até hoje.

Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da instituição hospitalar, Casimiro Ramos, disse à Lusa que o motivo do encerramento semanal daquela urgência pediátrica se devia ao insuficiente número de pediatras para ter escalas completas.

No comunicado hoje divulgado, a ULS acrescenta que, “assim, a partir deste fim de semana, a assistência a todas as crianças e adolescentes será assegurada pela ULS Médio Tejo sem quaisquer interrupções, nomeadamente aquelas que têm vigorado ao fim de semana por deliberação da DE-SNS”.

Na mesma nota informativa, a ULS Médio Tejo relembra à população a importância de “ligar previamente para a linha SNS24 (808 24 24 24) antes de realizar qualquer deslocação a uma urgência” hospitalar.

“Através desta linha telefónica gratuita, disponível 24 horas, profissionais de saúde acreditados estão prontos para ouvir, avaliar e encaminhar para a resposta de saúde mais adequada, reservando os cuidados das urgências hospitalares para os casos emergentes que carecem de assistência inadiável”, indica a ULS Médio Tejo.

A ULS Médio Tejo, criada no âmbito da reorganização dos serviços de saúde em 01 de janeiro, é constituída pelo Hospital Dr. Manoel Constâncio (Abrantes), Hospital Nossa Senhora da Graça (Tomar) e Hospital Rainha Santa Isabel (Torres Novas), além de 35 Unidades Funcionais de Cuidados de Saúde Primários, dando resposta direta a cerca de 170 mil utentes dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha e Vila de Rei.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

MAIS LIDAS

Share This