Navio dos MSF navega com 80 migrantes e dois cadáveres após resgates no Mediterrâneo

18 de Fevereiro 2024

O navio “Geo Barents”, dos Médicos Sem Fronteiras (MSF), está a navegar com mais de 80 pessoas resgatadas e dois cadáveres, após duas complexas operações de salvamento no Mediterrâneo, anunciou hoje a organização não-governamental (ONG).

“Na última noite, a nossa equipa foi testemunha de uma nova tragédia no mar Mediterrâneo. Mais de 80 pessoas resgatadas durante duas complexas operações. Uma pessoa foi encontrada morta, outra morreu a bordo do ‘Geo Barents’. Estão desaparecidas três pessoas”, escreveram os MSF nas suas redes sociais.

A tripulação do navio humanitário resgatou 60 pessoas que viajavam num barco em perigo “e no qual, infelizmente, uma pessoa foi encontrada morta”, depois de ter sido alertada pelo ‘Alarm Phone’, grupo que oferece ajuda aos migrantes que atravessam o mar para se dirigirem à Europa.

“Seguindo as instruções das autoridades italianas em coordenação com as autoridades tunisinas, o ‘Geo Barents’ seguiu em direção a uma plataforma petrolífera da qual foram resgatadas 19 pessoas em dificuldades”, explicou a ONG, citada pela agêncian Efe.

Os sobreviventes explicaram que o seu barco “tinha começado a encher-se de água, por isso nadaram até à plataforma petrolífera para se salvarem”, enquanto na embarcação, “à deriva, três pessoas” que viajavam com eles ficaram em dificuldades e continuam desaparecidas.

“Tememos pelas suas vidas e exigimos que as autoridades os procurem”, exigiu o ‘Alarm Phone’.

Os Médicos Sem Fronteiras explicaram que “todos os sobreviventes estão a recuperar e a receber cuidados” no navio ‘Geo Barents’ após estas experiências traumáticas.

“Pedimos para desembarcar num local seguro o mais próximo possível, para garantir um enterro digno aos mortos e uma assistência adequada e rápida aos sobreviventes”, acrescentou a ONG.

Imagem: By Daniel Leite Lacerda – http://volfegan.deviantart.com/art/Ocean-Viking-anchored-245729067, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=26885210

NR/HN/Lusa

Imagem: MSF_© FILIPPO TADDEI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Candidatura de Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas entrega contestação para o CDD

A candidatura encabeçada por Ana Sofia Lopes à Ordem dos Médicos Dentistas após detalhada análise e apreciação jurídica de todo o processo eleitoral, e tendo constatado um elevado número de incongruências e aparentes irregularidades entre o modo como foram apreciadas e aceites as diversas listas, resolveu entregar no dia 11 de maio, dentro dos prazos legais, uma contestação para o CDD com o objetivo de obter uma decisão que reponha a legalidade dos factos, segundo comunicado enviado para a redação da HealthNews.

Greve dos enfermeiros com adesão global de 76,8%

A greve de sexta-feira dos enfermeiros registou uma adesão global de 76,8%, um valor que demonstra o “descontentamento que existe de norte a sul do país” nesses profissionais de saúde, anunciou o sindicato que convocou a paralisação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights