Fernando Araújo desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

27 de Março 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), Fernando Araújo, demonstrou-se hoje pouco preocupado com as críticas do PSD às novas unidades locais de saúde (ULS), rejeitando falar sobre uma possível saída do cargo.

Em setembro de 2023, Fernando Araújo anunciou uma “grande reforma” a partir de janeiro deste ano, com a criação de 31 ULS – que integram os hospitais e os centros de saúde numa mesma instituição e gestão -, que se juntam às oito já existentes.

A medida tem sido criticada desde o ano passado pelo PSD, que pediu a suspensão da entrada em vigor das ULS, ou, pelo menos, que a nomeação dos seus dirigentes fosse feita em regime de substituição.

“[Não estou] nada preocupado. Nós estamos a trabalhar de uma forma ativa, consistente, os resultados estão a aparecer e, portanto, de uma forma muito tranquila estamos a abordar esta nova fase de ciclo político”, afirmou.

Fernando Araújo falava aos jornalistas à saída de uma reunião com a Liga dos Bombeiros Portugueses e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) em Lisboa.

Questionado sobre a sua continuidade no cargo, Fernando Araújo disse que o mais importante são as políticas e as soluções.

“Mais importante do que a minha continuidade ou de qualquer outro membro em qualquer instituição do SNS, é encontrarmos respostas para os problemas”, salientou.

Sobre se já falou com o primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, o diretor executivo do SNS considerou que “não é o tempo certo para isso”.

“Haverá o tempo certo para isso. Nem sequer temos ministro da Saúde, nem das Finanças, nem o Governo em si. Portanto, vamos aguardar o Governo com calma”, sublinhou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Associação alerta para falhas nos vencimentos dos enfermeiros das USF

A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) alertou esta terça-feira para falhas nas remunerações dos enfermeiros destas unidades, agravadas pela retirada automática de “milhares de utentes” das listas que os penaliza no cálculo dos seus vencimentos.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights