Queixas contra setor de estética levam a fiscalizaçao conjunta da ERS, ASAE e Infarmed

12 de Agosto 2024

 A Entidade Reguladora da Saúde (ERS), a ASAE e o Infarmed realizaram ações conjuntas de fiscalização no setor da estética devido a um aumento de queixas contra práticas ilegais por profissionais não habilitados.

Em comunicado conjunto hoje divulgado, as três entidades revelam que “face ao aumento das queixas relacionadas com alegadas práticas de cuidados de saúde por pessoal não habilitado, têm vindo a desenvolver ações conjuntas, de forma a potenciar uma atuação eficaz na defesa dos direitos e segurança dos cidadãos e no combate ao exercício ilegal na área da estética”.

Segundo o mesmo comunicado da ERS, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde foram identificados nestas ações profissionais não habilitados a exercer com base em certificados obtidos junto de entidades não reconhecidas para o efeito; estabelecimentos que não cumprem requisitos legais de funcionamento; e utilização de medicamentos e dispositivos médicos de uso restrito a um conjunto de grupos profissionais.

“Refere-se, igualmente, que esta cooperação procura sensibilizar os operadores do mercado e os destinatários de tais serviços, para as práticas ilegais identificadas, alertando-se os utentes para a necessidade da confirmação prévia das qualificações profissionais deste tipo de prestadores de serviços”, conclui o comunicado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

VP Formação distinguida como parceira Premium do OET

VP Formação alcança estatuto de Premium Preparation Partner do Occupational English Test, reconhecendo sete anos de excelência na preparação de profissionais de saúde para certificação internacional

Tecnologia 3D revoluciona cirurgia da coluna em Portugal

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Dr. Rui Pinto, um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Patologia de Coluna, destaca a revolução na cirurgia da coluna com a introdução da tecnologia 3D no Hospital de Santa Maria – Porto, primeira unidade na Península Ibérica a dispor deste equipamento inovador.

Farmácias querem ser aliadas no rastreio do cancro e outras doenças

A Associação Nacional de Farmácias (ANF) defendeu hoje a integração das farmácias na rede de rastreios nacional para identificar precocemente doenças, como os cancros gástrico, colorretal, o VIH/Sida ou hepatites virais, e contribuir para aumentar a população elegível rastreada.

MAIS LIDAS

Share This