Castro Marim vai acolher 1.º Congresso do Algarve sobre Alzheimer e Demências

11 de Setembro 2024

O primeiro Congresso do Algarve de Alzheimer e Outras Demências vai realizar-se em Castro Marim, entre 27 e 28 de setembro, para sensibilizar e ensinar profissionais e famílias a lidar com estes doentes, disse hoje o presidente da Câmara.

O auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim vai acolher o congresso, que é organizado pela Estrutura Residencial e Centro de Dia de Alzheimer e Demências José Cabrita, em parceria com a autarquia e a Universidade do Algarve, e conta com a participação de médicos, psicólogos e especialistas nestas patologias, adiantou o presidente da autarquia, Francisco Amaral.

A sessão de abertura realiza-se a partir das 09:00 e contará com a participação do presidente da Câmara de Castro Marim, do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, José Cabrita, do presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, e da diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Margarida Flores, adiantou a organização num comunicado.

Francisco Amaral disse à agência Lusa que esta doença é uma patologia “cada vez mais prevalente”, que continua a ser “desconhecida”, e é necessário cada vez mais “saber lidar com doentes deste tipo”, que requerem cuidados específicos.

“Os familiares não sabem, muitos colaboradores dos lares e das UCC [Unidades de Cuidados Continuados] também desconhecem e não sabem, porque, como se imagina, são idosos com características especiais, que requerem cuidados especiais, e há que saber exatamente como lidar com estas situações”, afirmou o autarca para justificar os motivos na base da realização do congresso.

O presidente da Câmara algarvia recordou que Castro Marim tem um lar de Alzheimer que “é o único a sul de Lisboa”, que conta com “técnicos e médicos especializados já nesta área” e dispõe de apoio científico, nomeadamente da Universidade do Algarve.

“E como tal achámos por bem fazer o primeiro congresso de Alzheimer do Algarve, para dar a conhecer esta patologia e os cuidados que há que ter com esta patologia”, argumentou, apontando “médicos, enfermeiros, técnicos, colaboradores de lares e de UCC e também familiares” como os principais destinatários do Congresso, que é gratuito, mas requer inscrição prévia.

Francisco Amaral salientou que os trabalhos vão contar com “médicos, psicólogos, técnicos e especialistas ligados a universidades, de todo o país”, que trabalham com estas patologias e vão “sensibilizar e ensinar a lidar com estas situações e as suas implicações”, aportando uma “mais-valia importante” para quem tem de tratar com estes doentes.

“Falamos em dramas familiares, este lar [em Castro Marim] está cheio e devia haver mais uma meia dúzia deles aqui no Algarve. Alguns doentes com demência estão nos lares, que não têm conhecimentos técnicos para lidar com estas situações, alguns estão com a família, que ainda tem menos conhecimento, e é exaustivo estar 24 horas de serviço a tratar de um familiar com demência”, reconheceu.

Francisco Amaral salientou que muitos destes familiares “estão desesperados porque têm um familiar com demência em casa” e classificou como “acertadíssima” a decisão de avançar para a criação da Estrutura Residencial e Centro de Dia de Alzheimer e Demências José Cabrita, em Castro Marim.

O autarca alertou ainda que a experiência com esta estrutura residencial mostra que “a demência não é só doença de idosos” e encontram-se também “internadas pessoas com 50 e 60 anos”.

O encerramento do congresso está marcado para o dia 28, com uma sessão que contará com a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, o presidente do Secretariado Regional da União das Misericórdias Portuguesas, Armindo Vicente, e a Diretora Técnica da Estrutura Residencial José Cabrita, Iola Fernandes, referiu ainda a autarquia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights