Abrantes adjudica empreitada de nova Unidade de Saúde Familiar por 2ME

18 de Outubro 2024

A Câmara de Abrantes adjudicou por 2 milhões de euros a empreitada de construção de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) com capacidade para 11 mil utentes e prazo de execução de 540 dias, anunciou hoje o município.

Segundo a Câmara de Abrantes, o projeto de “requalificação da Escola Primária de Alferrarede para instalação da Unidade de Saúde Familiar Norte de Abrantes” define uma área de abrangência de 210 quilómetros quadrados (km2) e um total de cerca de 11.100 utentes, respeitantes às freguesias do norte do concelho, ficando “todo o território coberto” por USF.

O projeto visa minimizar a situação de falta de médicos de família naquele município do distrito de Santarém.

“Este novo equipamento e o modelo organizativo de gestão, que amplia a capacidade de captação de profissionais de saúde, vai garantir a criação de uma equipa de médicos, enfermeiros e assistentes técnicos para garantir cuidados primários de saúde a centenas de utentes do norte do concelho atualmente sem médico de família”, declarou o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, citado em nota informativa.

Em declarações à Lusa, em agosto, o autarca disse que este é um “investimento muito significativo, que tem o apoio do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] de 1,5 milhões de euros”, e uma “parte substancial de financiamento do próprio município” para concretizar a obra.

“Nós temos duas USF a funcionar […], mas temos de efetivar este modelo organizacional também no norte do concelho, a partir de Alferrarede, juntando aqui os polos de Carvalhal, Mouriscas e Rio de Moinhos”, declarou, salientando que a reorganização dos serviços de saúde no concelho é “muito importante” para minimizar o problema da falta de médicos de família.

A futura USF terá como zona de abrangência as freguesias de Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, Carvalhal, Fontes, Martinchel, Mouriscas e Rio de Moinhos, locais onde, atualmente, “a grande maioria destes utentes se encontra sem médico de família” atribuído.

No âmbito do projeto, a antiga Escola Primária das Hortas, em Alferrarede, será ampliada, ocupando o terreno do antigo recreio, e será dotada, numa área global de 2.052 metros quadrados, de quatro áreas funcionais compostas por entrada/receção, apoio administrativo, prestação de cuidados de saúde e apoio geral.

Com esta USF, indica o município, pretende-se atribuir médico de família aos 11.100 utentes inscritos nas freguesias abrangidas, oito mil dos quais na União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, 1.400 no polo de Mouriscas, 1.100 no polo de Rio de Moinhos e 600 utentes no polo de Carvalhal.

A assistência a prestar inclui visitas domiciliárias, consultas programadas e consultas não programadas dos cuidados primários como saúde infantil, saúde materna, planeamento familiar, diabetes, doenças cardiovasculares, rastreios oncológicos e o cumprimento do Plano Nacional de Vacinação, entre outros.

Por outro lado, acrescenta, o funcionamento da USF Norte “será assegurado por uma equipa multiprofissional que poderá ser constituída por seis médicos, seis enfermeiros e seis administrativos”.

Com a entrada em funcionamento da USF Norte de Abrantes, o atual polo de saúde de Alferrarede funcionará com o objetivo de acolher todos os serviços da unidade de recursos assistenciais partilhados, nomeadamente as consultas de higiene oral, medicina dentária, nutrição, psicologia, fisioterapia, cardiopneumologia, podologia e serviço social.

A adjudicação do procedimento para “Requalificação da Antiga Escola Primária de Alferrarede para instalação da Unidade de Saúde Familiar Norte de Abrantes” foi adjudicada à firma “Manteivias-Engenharia e Construção, S.A.”, pelo montante de 2.049.700,00€, acrescidos de IVA, e apresenta um prazo de execução de 540 dias a contar da data de consignação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APCP lança campanha pelos Cuidados Paliativos universais

APCP lança campanha “Integrar Cuidados, Consolidar Pontes” no âmbito do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinalou a 12 de Outubro, com João Baião. Associação renova imagem e apela ao acesso universal, face aos 70% sem cobertura em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This