Ministra: Portugal não pode “levantar o pé do acelerador” na área do VIH

27 de Novembro 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, considerou hoje que em Portugal “não se pode levantar o pé do acelerador” na área do VIH e admitiu preocupação com o facto da taxa de novos casos continuar elevada.

“Portugal tem feito um caminho muito positivo nesta área, um caminho que tem posicionado Portugal num patamar muito positivo (…). Estes números preocupam-me e significam que nesta como em outras áreas não se pode levantar o pé do acelerador”, disse a governante.

No Porto, onde participou na sessão de encerramento o encontro “Para Além do Papel de Doente: Reformulando a Investigação Juntos, da Investigação Pré-clínica até à Prestação de Cuidados de Saúde” organizado pelo Centro Académico Clínico ICBAS-Santo António, Ana Paula Martins comentou os dados conhecidos hoje sobre a infeção pelo VIH.

“O Governo anterior deixou um trabalho muito bem feito nessa área e nós estamos a dotar os centros desta área de capacidade de resposta, nomeadamente a simplificar a prescrição da PrEP [profilaxia pré-exposição]. Fizemos um bom caminho e não há razão nenhuma para não o continuar a fazer”, disse.

Portugal registou 924 novos casos de infeção por VIH em 2023, menos 65 que no ano anterior, com o diagnóstico a ocorrer maioritariamente em homens, indica o relatório “Infeção por VIH em Portugal 2024” divulgado hoje.

No entanto, Portugal ainda apresenta taxas de novos diagnósticos de infeção por VIH e de SIDA superiores à média da União Europeia.

Em declarações à Lusa, o subdiretor-geral da DGS para a área da Saúde Pública explicou que, apesar dos quase 1.000 novos casos, há uma “tendência de longo prazo decrescente” desde 2000, mas admitiu que estes são números que “ainda não nos deixam totalmente descansados”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Consórcio português quer produzir terapias inovadoras com células CAR-T

Um consórcio português que junta clínicos, investigadores e académicos quer desenvolver capacidade nacional para produzir terapias inovadoras com células CAR-T, uma forma avançada de imunoterapia que tem demonstrado taxas de sucesso em certos cancros do sangue, foi hoje divulgado.

Consumo de droga em Lisboa aumentou e de forma desorganizada

Uma técnica de uma organização não-governamental (ONG), que presta assistência a toxicodependentes, considerou hoje que o consumo na cidade de Lisboa está a aumentar e de forma desorganizada, com situações de recaída de pessoas que já tinham alguma estabilidade.

Moçambique regista cerca de 25 mil casos de cancro anualmente

Moçambique regista anualmente cerca de 25 mil casos de diferentes tipos de cancro, dos quais 17 mil resultam em óbitos, estimaram hoje as autoridades de saúde, apontando a falta de profissionais qualificados como principal dificuldade.

Ana Povo e Francisco Nuno Rocha Gonçalves: secretários de estados da saúde

O XXV Governo Constitucional de Portugal, liderado pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro, anunciou a recondução de Ana Margarida Pinheiro Povo como Secretária de Estado da Saúde. Esta decisão reflete uma aposta na continuidade das políticas de saúde implementadas no mandato anterior.

MAIS LIDAS

Share This