Mais de trinta idosos infetados em surto em Lar de Abrantes

28 de Outubro 2020

A Câmara Municipal de Abrantes confirmou esta quarta-feira a existência de 35 casos de Covid-19 entre utentes e funcionários na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) do Pego, havendo mais testes a serem realizados e outros cujos resultados se aguardam.

“Até ao momento, 31 idosos testaram positivo e dois inconclusivos, que irão repetir o teste”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos (PS), tendo avançado que “também quatro funcionárias testaram positivo e duas tiveram teste inconclusivo”.

A Instituição, instalada na localidade do Pego (Abrantes), no distrito de Santarém, tem 65 utentes e 71 funcionários que estão a ser testados na sua totalidade.

Segundo o autarca, “os doentes infetados estão já isolados dos restantes utentes, já foram também devidamente identificadas todas as pessoas que estiveram em contacto com os infetados, encontrando-se todas elas em quarentena”.

Manuel Jorge Valamatos disse ainda que “todas as pessoas que testaram positivo estão assintomáticas, exceto duas, que estão hospitalizadas no Hospital de Abrantes, mas que têm outras doenças associadas”.

Após reunião de emergência, “a Comissão Restrita da Comissão Municipal de Proteção Civil está a acompanhar de perto a situação e a desenvolver todas as medidas necessárias de acordo com a Direção-Geral de Saúde, tendo sido decidido proceder à desinfeção do espaço durante o dia de hoje.

Após esse processo de higienização e desinfeção do espaço, a expectativa é que possam “ser criadas condições” para que no mesmo edifício as autoridades consigam “setorizar os casos positivos dos negativos”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.371 pessoas dos 124.432 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This