PAN defende demissão da ministra da Saúde e critica escolha de Álvaro Almeida

21 de Janeiro 2025

O PAN defendeu hoje a demissão da ministra da Saúde na sequência da polémica em torno da direção executiva do SNS e criticou a opção por Álvaro Almeida para suceder a António Gandra D’Almeida.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, a porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, defendeu que a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, não reúne condições políticas face ao que considerou ser “uma trapalhada” – a acumulação de funções incompatíveis – que levou à demissão de António Gandra D’Almeida, até então diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Sobre se o partido defende a saída de Ana Paula Martins, a porta-voz do PAN respondeu afirmativamente e referiu que essa é uma questão que vem de trás e tem sido levantada pelo partido “desde o primeiro momento” após a saída de Fernando Araújo da direção do SNS, num processo que Sousa Real caracterizou como um “saneamento político”.

Relativamente à escolha de Álvaro Almeida para suceder a Gandra D’Almeida, a líder do PAN disse que esta foi uma opção errada do Governo que “traz um currículo mais económico do que ligado às outras dimensões do SNS” e sublinhou que este cargo não deve ser politizado, mas sim técnico.

“Mudam os Governos e não mudam as políticas e acima de tudo as más práticas, quando deveríamos ter neste momento o valor técnico e a capacidade técnica a prevalecer na direção executiva”, disse numa crítica que estendeu aos anteriores governos socialistas.

A deputada do PAN foi questionada sobre as buscas na casa do deputado do Chega Miguel Arruda por suspeitas de furto de malas dos tapetes nos aeroportos de Lisboa e Ponta Delgada, afirmando que a imunidade do deputado deve ser levantada “até para que se possa vir a defender”.

“Há um tempo para tudo, é o tempo da Justiça, é o tempo de ouvirmos na Comissão da Transparência dos Estatutos Deputados o próprio deputado, naquilo que queiram ser os esclarecimentos que queira dar a esta Assembleia da República. Como tal, esse será um caso para ser avaliado evidentemente em sede própria, que é o da Justiça”, acrescentou.

A notícia das buscas foi avançada pelo Público e confirmada à Lusa por fonte policial, que explicou que em causa estão suspeitas de crime de furto qualificado e contra propriedade, tendo Miguel Arruda furtado malas dos tapetes de bagagens das chegadas dos aeroportos de Lisboa e de Ponta Delgada quando viajava de e para os Açores no início e no final da semana de trabalhos parlamentares.

A PSP indica ainda que o deputado do Chega não foi detido, sendo necessário o levantamento da imunidade parlamentar.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights