Melhoria significativa da situação comercial dos fabricantes automóveis alemães

3 de Novembro 2020

O Ifo diz que os fabricantes de automóveis alemães e os seus fornecedores avaliavam a sua situação comercial em outubro como sendo notavelmente melhor do que no mês anterior, mas estavam um pouco mais pessimistas em relação futuro.

Com base no mais recente inquérito empresarial do instituto alemão ifo, o indicador do instituto da situação atual subiu para menos 0,2 pontos em outubro, contra menos 20,4 pontos em setembro e o mínimo de 86,2 pontos negativos em abril.

“A procura de automóveis registou um forte crescimento, o que melhorou muito a confiança dos gestores”, afirmou Klaus Wohlrabe, chefe de inquéritos do ifo.

A utilização da capacidade na indústria aumentou consideravelmente para 86% em outubro, contra 73% em julho e o número de automóveis recentemente registados produzidos por fabricantes alemães já tinha aumentado 5% em setembro face ao mesmo mês de 2019, adianta o ifo.

Contudo, o ifo sublinha que este aumento está a ser impulsionado por carros elétricos e híbridos e que os fabricantes alemães ainda não têm muitos destes no mercado.

O ifo também afirma que, no entanto, muitos indicadores diminuíram, como por exemplo, o índice de expectativas, que caiu pelo quarto mês consecutivo, de 27,6 pontos em setembro para 17,7 pontos em outubro.

Em relação à carteira de encomendas, que foi excecionalmente elevada em setembro, o instituto considera que esta não pôde ser mantida, tendo o indicador correspondente afundado de 51,5 pontos em setembro para 29,2 pontos em outubro.

As empresas ainda estão a planear aumentar a sua produção, mas estão um pouco mais cautelosas do que em setembro e apesar da boa situação geral, os fabricantes de automóveis estão atualmente a planear reduzir o número de efetivos, afirma o ifo.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This