Trump vai nomear diretora interina dos CDC definitivamente para o cargo

25 de Março 2025

O Presidente norte-americano Donald Trump vai nomear Susan Monarez, diretora interina dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) e funcionária federal de longa data, definitivamente para o cargo, confirmou hoje um responsável da Casa Branca.

Trump retirou abruptamente a nomeação da sua primeira escolha, David Weldon, no início do mês, noticiou a agência Associated Press (AP).

Monarez tem desempenhado as funções de diretor interino do CDC desde janeiro e veio de outra agência do governo federal, a Advanced Research Projects Agency for Health.

Um porta-voz do CDC encaminhou uma pergunta sobre Monarez para a Casa Branca. Numa publicação nas redes sociais, Trump disse que Monarez irá trabalhar em estreita colaboração com o secretário da Saúde, Robert F. Kennedy Jr.

“Como mãe incrível e servidora pública dedicada, a Dra. Monarez compreende a importância de proteger os nossos filhos, as nossas comunidades e o nosso futuro”, frisou Trump.

“Os americanos perderam a confiança no CDC devido a preconceitos políticos e a uma má gestão desastrosa”, acrescentou.

No início do, a Casa Branca retirou a nomeação de Weldon, um antigo congressista da Florida, para liderar o CDC.

Weldon, intimamente ligado a Kennedy, que durante anos foi um dos principais ativistas antivacinas do país, disse aos meios de comunicação social norte-americanos que a sua nomeação foi retirada porque “não houve votos suficientes” para a confirmação.

Ao longo dos últimos anos, Weldon associou as vacinas ao aumento dos casos de autismo e propôs repetidamente várias medidas destinadas a desmantelar um CDC que se esperava viesse a dirigir durante um Governo Trump centrado na redução da despesa pública dos Estados Unidos.

O CDC está sediado em Atlanta e tem um orçamento principal de mais de 9 mil milhões de dólares. Foi criado há quase 80 anos para prevenir a propagação da malária nos EUA.

A sua missão foi posteriormente expandida e tornou-se gradualmente um líder global em doenças infecciosas e crónicas e uma fonte de referência de informação sobre saúde.

Antes de ser nomeada diretora interina do CDC no início deste ano, Monarez era amplamente conhecida pelos seus papéis governamentais em matéria de tecnologia de saúde e biossegurança.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

Investigação nacional destaca potencial das microalgas

Cientistas portugueses descobriram que a microalga Dunaliella salina, cultivada em Portugal, possui compostos capazes de bloquear enzimas relacionadas à inflamação e digestão de açúcares. Com forte ação antioxidante, esta alga surge como alternativa natural para combater diabetes e inflamações.

ULS Entre Douro e Vouga Realiza Primeiro Ensaio Clínico Inovador para Esclerose Múltipla

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) deu início à sua atividade em ensaios clínicos precoces com a realização do primeiro estudo de Fase I para um tratamento inovador da Esclerose Múltipla. Este marco coloca a unidade entre os poucos hospitais em Portugal com capacidade para conduzir investigações clínicas desta natureza.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights