Secretário da Saúde dos EUA quer avançar com retirada de flúor da água potável

8 de Abril 2025

O secretário da Saúde dos Estados Unidos, Robert F. Kennedy Jr., disse hoje que vai informar os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças para deixarem de recomendar a utilização de flúor em todo o país.

Kennedy, em declarações à The Associated Press após uma conferência de imprensa em Salt Lake City, que para além de informar os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla inglesa)também está a formar um grupo de trabalho para se concentrar na questão da fluoretação da água, o processo de acrescentar pequenas quantidades de flúor à água.

Também hoje, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos anunciou que está a analisar “novas informações científicas” sobre os potenciais riscos para a saúde do flúor na água potável.

O estado do Utah tornou-se, no mês passado, o primeiro estado a proibir o flúor na água potável pública, ultrapassando a oposição de dentistas e organizações nacionais de saúde que alertaram para o facto de a medida poder conduzir a problemas médicos que afetam desproporcionadamente as comunidades de baixos rendimentos.

Esta legislação arrecadou elogios por parte do secretário de Estado da Saúde dos Estados Unidos, uma decisão que impede a partir de 07 de maio as cidades e comunidades do estado de decidirem se querem adicionar o mineral que previne cáries aos seus sistemas de água.

Em 1950, as autoridades federais aprovaram a fluoretação da água para prevenir a cárie dentária e, em 1962, estabeleceram diretrizes sobre a quantidade que deveria ser adicionada à água.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights