Jair Bolsonaro deverá ter alta nos próximos dias

3 de Maio 2025

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que continua a recuperar de uma cirurgia ao intestino, receberá alta hospitalar "nos próximos dias", segundo o boletim médico divulgado hoje.

O ex-presidente de 70 anos permanece “clinicamente estável”, “sem dor ou febre” e “com a pressão arterial controlada”, segundo a equipa médica do hospital, em Brasília, onde permanece internado.

Já hoje, segundo a equipa, foi interrompida a alimentação intravenosa dado a “boa aceitação da dieta pastosa” que passou a ser administrada ao ex-presidente por via oral.

De acordo com o boletim médico disponibilizado aos jornalistas, Bolsonaro continua com exercícios de fisioterapia, além de receber tratamento para prevenir trombose venosa.

Bolsonaro, que governou o Brasil de 2019 a 2022, foi submetido a uma cirurgia de 12 horas no dia 13 de abril para remover aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal.

Este foi o sexto procedimento relacionado com os efeitos a longo prazo de ter sido esfaqueado no abdómen durante um comício de campanha em setembro de 2018 e desde então tem ficado várias vezes internado.

Os médicos descreveram esta última cirurgia como a “mais complexa” desde o ataque, o que exigiu um “pós-operatório muito delicado e prolongado”.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Ana Escoval: Eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

Ana Escoval, Professora Catedrática Jubilada da ENSP (NOVA) e vogal da Direção da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, analisa as propostas dos partidos para as legislativas de 18 de maio, destacando a necessidade de inovação, integração de cuidados, racionalização de recursos e reforço da cooperação público-privada como eixos centrais para a transformação e sustentabilidade do SNS

Evoluir o SNS: Reflexão de Luís Filipe Pereira sobre o Futuro da Saúde em Portugal

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde, analisa os desafios estruturais do SNS, destacando a ineficiência do Estado nas funções de prestador, financiador e empregador. Defende a transição para um Sistema de Saúde que integre prestadores públicos, privados e sociais, promovendo eficiência e liberdade de escolha para os utentes.

Liderança em Saúde em Eventos Extremos: Estamos preparados?

Carolina Duarte Lopes
Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.
Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP), Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights