Surto no lar de Alcáçovas causa segunda morte e mais três infetados

27 de Dezembro 2020

Uma idosa que se encontrava internada no Hospital do Espírito Santo, em Évora, é a segunda vítima mortal do surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, informou hoje o provedor, João Penetra.

Os serviços da instituição, no concelho de Viana do Alentejo, detetaram ainda mais três utentes infetados, número que eleva para 50 o total de utentes com infeção ativa pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, num surto que já registou 73 casos positivos, dos quais 21 são funcionários.

Todos os utentes e funcionários que há uma semana tiveram resultados negativos vão ser novamente testados na segunda-feira pela Autoridade de Saúde, disse à Lusa João Penetra, admitindo que os novos testes possam vir a revelar mais alguns casos.

Ainda assim, não se coloca, neste momento, a hipótese de transferir utentes para outros locais, uma vez que as instalações do lar foram certificadas na semana passada por uma equipa da Saúde Pública e do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central.

“Temos vários edifícios e as pessoas estão separadas por edifícios com e sem covid-19 para evitar que o contágio seja maior. Todas as medidas de segurança foram verificadas, assim como os circuitos de circulação para certificar que não se cruzam, e foi dada luz verde para que todos os utentes permanecessem nas instalações”, explicou o provedor.

Neste momento, encontram-se 48 utentes diagnosticados com covid-19 nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas e dois no Hospital do Espírito Santo, em Évora.

Entre os funcionários há a registar 20 casos de infeção, um dos quais já está dado como curado, mas estão 34 colaboradores ausentes do serviço: 21 em quarentena, nove em isolamento profilático e quatro de baixa médica por outras doenças que não a covid-19.

Segundo a última atualização publicada pela Misericórdia, os recursos humanos da instituição foram, entretanto, reforçados com 24 operacionais, entre 20 trabalhadores de duas empresas privadas e quatro elementos das brigadas de intervenção rápida da Cruz Vermelha Portuguesa e Segurança Social.

“Mesmo havendo uma diferença de 10 elementos, já é uma melhoria substancial”, assinala o comunicado assinado pelo provedor, que adverte ainda que “por razões de proteção de dados” não são publicados os nomes de nenhum falecido ou infetado.

A comunicação lembra ainda que desde abril as instalações da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas são desinfetadas “de 30 em 30 dias” por uma empresa especializada e que o mesmo foi feito “no início da semana passada” com recurso aos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo.

Devido ao surto, a Misericórdia de Alcáçovas encerrou os serviços destinados à infância, que incluem uma creche, centro de atividades de tempos livres e oficina das artes.

De acordo com João Penetra, este surto terá tido origem num enfermeiro prestador de serviços no lar e que ficou infetado, tendo os testes a utentes e funcionários sido realizados no dia 07 de dezembro, após o que foram detetados os primeiros casos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights