Distrito de Bragança começou vacinação em lares de idosos

6 de Janeiro 2021

A Unidade de Saúde do Nordeste iniciou na terça-feira a campanha de vacinação contra a Covid-19 em lares de idosos no distrito de Bragança.

Para já estão abrangidos três concelhos escolhidos com o risco epidemiológico previamente definido como “extremamente elevado”, são eles Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Vimioso. Nestes três concelhos vão ser vacinadas 730 pessoas que residem ou trabalham em 18 instituições.

Para o efeito, as equipas de saúde deslocam-se à estruturas residenciais de idosos cumprindo escrupulosamente todos os procedimentos de qualidade e de segurança inerentes ao processo de vacinação, desde a preparação, à administração e ao seguimento dos vacinados.

O arranque da vacinação nas instituições para idosos é um passo fundamental no combate à pandemia, na medida em que se inicia a imunização de pessoas de idade avançada e mais vulneráveis, a maioria delas com várias patologias associadas, e dos seus cuidadores, garantindo-lhe, após a administração da segunda dose da vacina, uma maior proteção.

A par das Estruturas Residenciais para Idosos, a ULS do Nordeste também está a dar continuidade ao processo de vacinação dos profissionais que estão na linha da frente no atendimento a doentes Covid-19, garantindo-lhe uma maior proteção no desempenho da sua importante missão no combate à pandemia.

A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 irá desenvolver-se em três fases, de acordo com os grupos prioritários previamente definidos, sendo a vacina universal, gratuita e facultativa.

PR/HN/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This