Mais de 200 idosos e funcionários testam negativo em instituição de Viana do Castelo

14 de Janeiro 2021

O diretor da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, em Viana do Castelo, disse esta quinta-feira que os testes de despiste à Covid-19 realizados a 228 idosos e funcionários do lar da instituição resultaram negativos, após três infeções pelo vírus.

“Felizmente os testes tiveram todos resultado negativo. Vamos continuar com todos os cuidados e mais alguns para não sair do eixo”, afirmou à Lusa António Morgado.

Segundo o responsável, os três casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 foram detetados numa equipa que funcionava em espelho [horários desfasados] que trabalha na lavandaria da instituição.

“Essa equipa está em isolamento e já foi substituída por outra”, especificou.

Os 141 utentes e 87 funcionários do lar da Congregação de Nossa Senhora da Caridade, situado em pleno centro da cidade, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários e da Câmara Municipal, foram testados na quarta-feira.

Anteriormente, António Morgado adiantou que “é a terceira vez que a instituição testa todos os utentes e funcionários”, na sequência de casos que têm surgido deste o início da pandemia de Covid-19.

“Em setembro, a utente mais idosa da instituição, hoje com 106 anos, teve de receber tratamento hospitalar na unidade de Braga e quando veio estava infetada com Covid-19. Ao fim de 14 dias testou duas vezes negativo”, especificou.

António Morgado adiantou que o lar da Caridade tem utentes com “muita idade”, sendo que, além daquela idosa, há ainda “mais três utentes que têm mais de 100 anos e 42 com mais de 90 anos”.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 1.963.557 mortos resultantes de mais de 91,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.236 pessoas dos 507.108 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights