Dois únicos idosos recuperados na Misericórdia de Alcáçovas morreram

19 de Janeiro 2021

Os únicos dois utentes que foram dados como recuperados no surto de Covid-19 no Lar da Misericórdia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo (Évora), acabaram por morrer, revelou esta terça-feira o provedor da instituição.

Em comunicado, publicado esta madrugada na página da Santa Casa na rede social Facebook, o provedor, João Penetra, informou sobre a morte dos dois utentes, que já tinham sido considerados como curados pela autoridade de Saúde.

“Estes dois utentes acabaram por falecer, devido a outras patologias. O senhor morreu há alguns dias e a outra utente faleceu na segunda-feira”, disse hoje à agência Lusa o responsável.

Segundo João Penetra, por estes dois idosos terem sido considerados “com critérios de cura”, as suas mortes não são contabilizadas no total de óbitos por covid-19 na instituição.

“Temos 32 utentes infetados que faleceram” devido ao novo coronavírus SARS-CoV-2, no universo de 108 idosos que residiam no lar, indicou o provedor.

Do total de utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, 94 foram infetados pelo vírus que provoca a doença Covid-19.

Além dos 32 óbitos por Covid-19 e dos dois utentes curados que morreram, atualmente, 38 idosos infetados encontram-se na instituição e dois estão internados no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), havendo ainda 20 que “já estão assintomáticos”, após mais de 20 dias de infeção, revelou a Misericórdia, no comunicado.

No que respeita aos 97 trabalhadores da instituição, 39 foram infetados, sendo que cinco já recuperaram e 34 estão em quarentena. Há ainda dois profissionais em isolamento profilático e seis de baixa por outras patologias.

No total, “estão ausentes do trabalho 42 trabalhadores”, resumiu, assinalando que, para a prestação de cuidados e apoio aos utentes, “mantém-se o reforço de quatro elementos da brigada de intervenção rápida e 20 elementos contratados a empresas privadas”.

Na segunda-feira, também uma médica e dois enfermeiros estiveram a trabalhar na instituição.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sofia Ramalho eleita nova bastonária da Ordem dos Psicólogos

A atual vice-presidente da direção nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Sofia Ramalho, foi hoje eleita nova bastonária, substituindo Francisco Miranda Rodrigues, que estava no cargo desde 2016, de acordo com os resultados provisórios.

Daniel Ferro: Retenção de Médicos no SNS: Desafios e Estratégias

Daniel Ferro, Administrador Hospitalar na USF S. José, apresentou no 10º Congresso Internacional dos Hospitais um estudo pioneiro sobre a retenção de profissionais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A investigação revela as principais causas de saída e propõe estratégias para melhorar a retenção de talentos.

Inovação Farmacêutica: Desafios e Oportunidades no Acesso a Novos Medicamentos

A inovação farmacêutica enfrenta desafios significativos no que diz respeito ao acesso e custo de novos medicamentos. Num cenário onde doenças como Alzheimer e outras condições neurodegenerativas representam uma crescente preocupação para os sistemas de saúde, o Professor Joaquim Ferreira, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, abordou questões cruciais sobre o futuro da inovação terapêutica, os seus custos e o impacto na sociedade durante o 10º Congresso Internacional dos Hospitais, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hopitalar (APDH).

MAIS LIDAS

Share This