Novo Nordisk e EAT vão premiar iniciativas que impulsionem a prevenção da obesidade

5 de Fevereiro 2021

A iniciativa “The Healthy Food Challenge" promovida pela farmacêutica Novo Nordisk e a organização sem fins lucrativos EAT visa premiar soluções inovadoras que contribuam para a prevenção da obesidade.

O desafio é lançado às comunidades, organizações sociais, grupos de jovens, comunidades religiosas, instituições públicas e organizações privadas, de todo o mundo. Todas as propostas devem ser submetidas Aqui, sendo que as três ideias mais inovadoras receberão até 100 mil dólares para poderem ser desenvolvidas.

Estima-se que a obesidade afete 650 milhões de adultos e 124 milhões de crianças e adolescentes. De acordo com especialistas o excesso de peso é um fator de risco importante, que conduz ao aumento da diabetes, doenças cardíacas e cancro.

Gunhild A Stordalen, fundador e presidente executivo da EAT sublinha que “o que comemos atualmente está a prejudicar a nossa saúde e o nosso planeta”, defendendo por isso a necessidade de encontrar “novas soluções e parcerias para mudar comportamentos e de um sistema alimentar que apoie dietas saudáveis e sustentáveis”.

Em termos nacionais, um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) no início de 2020, mais de metade (62%) dos portugueses são obesos ou pré-obesos.

A pandemia evidenciou a necessidade urgente de ação, uma vez que as pessoas com diabetes e obesidade correm um risco mais elevado de doença grave se contraírem a Covid-19.

“Os números sobre a obesidade em Portugal, e a sua relação com um risco acrescido de doença grave no âmbito da pandemia que vivemos, mostram a relevância e a atualidade deste desafio, que procura fomentar hábitos alimentares mais saudáveis. Algumas pessoas têm acesso, com maior facilidade e conveniência, a alimentos frescos, saudáveis e acessíveis; outras não. Queremos contribuir com a criação de oportunidades mais equitativas para tornar a escolha de alimentos mais saudáveis, a escolha mais fácil para todos”, afirma Anja Salehar, Diretora Geral da Novo Nordisk Portugal.

O “The Healthy Food Challenge” incluirá duas fases de seleção entre fevereiro e setembro e uma fase final em outubro, na qual serão selecionados três vencedores durante o encontro das Nações Unidas “Food Systems Summit 2021”.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mielofibrose: um desafio constante

Francesca Pierdomenico, Hematologista no IPO de Lisboa, em representação do Grupo Português de Neoplasias Mielóides Crónicas (GPNMC)

Quinta em Coimbra resgata animais e promove ensino alternativo

Uma quinta em Coimbra tem sido o lar de animais resgatados e um espaço de ensino alternativo para crianças, onde a aprendizagem acontece em comunhão com o desenvolvimento emocional e com os seres de quatro patas como grandes amigos.

Cabo Verde lança Portal do Clima e prepara estratégias

Cabo Verde está a analisar os efeitos do aumento da temperatura para adaptar unidades de saúde, num entre vários estudos que ligam a ação climática à vida da população, explicou o responsável pela área, em entrevista à Lusa.

MAIS LIDAS

Share This