Sobe para onze o número de óbitos em lar de Estremoz

15 de Fevereiro 2021

O número de mortes no surto de Covid-19 no Lar Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires, em Estremoz (Évora), subiu de oito para 11, estando três utentes hospitalizados, revelou esta segunda-feira à agência Lusa fonte da instituição.

A mesma fonte indicou que os óbitos mais recentes foram de mais três utentes: uma mulher morreu no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e um homem e uma mulher morreram no lar, desde o dia 08 deste mês.

O total de vítimas mortais atingiu, pois, os 11 idosos, mais precisamente, seis homens e cinco mulheres.

Este surto de Covid-19 já infetou 74 pessoas, nomeadamente 56 do total de 60 utentes do lar, incluindo os idosos que morreram, e 18 funcionários.

Dos idosos, 45 estão ainda infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, enquanto os outros quatro “estão negativos” e separados dos restantes, precisou a fonte.

No HESE, encontram-se internados três dos utentes, todos homens, e os restantes idosos permanecem no lar em “situação estável”, indicou.

Os primeiros casos na instituição foram detetados no dia 28 de janeiro, através da realização de testes rápidos feitos na instituição.

No dia 01 deste mês, de acordo com a fonte, foram testados todos os utentes e funcionários do lar, sendo que, dos 54 funcionários, 15 fizeram teste com resultado positivo para a SARS-CoV-2, tendo numa segunda testagem surgido “mais três positivos”.

“Os funcionários infetados estão em casa em situação estável”, acrescentou.

A fonte da instituição referiu ainda que uma brigada de intervenção rápida, enviada através da Segurança Social, está a dar apoio ao lar.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.400.543 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.321 pessoas dos 785.756 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Netanyahu recebe alta hospitalar após cirurgia à próstata

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, teve hoje alta hospitalar, quatro dias após ser submetido a uma intervenção cirúrgica à próstata, embora tenha abandonado brevemente o hospital dois dias antes para participar numa votação parlamentar do orçamento.

MSF alerta para a vulnerabilidade das crianças em Gaza durante o inverno

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a situação de vulnerabilidade que as crianças em Gaza enfrentam durante o inverno, após três bebés terem morrido de hipotermia devido à deterioração das condições de vida da população.

ULS de Coimbra recebe 209 novos Médicos Internos

A Unidade Local de Saúde de Coimbra deu as boas-vindas a 209 novos Médicos Internos, reforçando o compromisso com a formação médica e apelando a um compromisso sério com o Serviço Nacional de Saúde

Pedro Marques deixa Terceira para assumir ULS Lezíria

O presidente do conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo da Ilha Terceira (HSEIT), nos Açores, Pedro Marques, deixou de exercer funções, segundo uma nota divulgada hoje pela unidade de saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights