Autoridades timorenses pedem à população que respeite confinamento

13 de Março 2021

As autoridades timorenses pediram este sábado à população da capital que respeite, ao máximo, o confinamento obrigatório em vigor, evitando sair de casa exceto em situação de necessidades impreteríveis.

“A resolução do Governo obriga todos os habitantes da cidade de Díli ao confinamento domiciliário geral. Isso significa: fiquem em casa, não saiam”, disse hoje Rui Araújo, coordenador da equipa para a Prevenção e Mitigação da Covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

“Saiam apenas de casa se for mesmo necessário por questões de saúde, de alimentação ou se precisarem de acorrer a serviços essenciais”, reiterou.

Em conferência de imprensa, Rui Araújo explicou ainda que com base em despachos do Governo, cidadãos ou empresas que precisem de usar os corredores de entrada ou saída na capital, para questões essenciais, como fornecimento de bens alimentares, devem solicitar autorização ao responsável do CIGC.

“Abrimos hoje corredores de abastecimento de entrada e de saída de Díli. O pedido de autorização para utilizar esses corredores deve ser feito ao diretor do CIGC, brigadeiro-general João Miranda ‘Aluk’.

Os alertas surgem perante o aumento de casos da Covid-19, que voltaram hoje a subir para o máximo de sempre desde o início da pandemia.

Hoje, Rui Araújo anunciou seis novos casos da covid-19 em Díli – elevando para 53 os detetados esta semana na capital – e mais dois na segunda cidade do país, Baucau, elevando para 82 o total de ativos no país (houve dois pacientes recuperados).

Díli continua assim com 14 focos identificados de doença, associados a aldeias e bairros bem como a instituições públicas da cidade.

O país está em confinamento obrigatório até pelo menos segunda-feira, devendo esse período ser alargado numa reunião do Conselho de Ministros extraordinária marcada para segunda-feira.

Há ainda uma cerca sanitária em vigor no posto administrativo de Fatumean, no município de Covalima (junto à fronteira com a Indonésia) onde houve dois surtos da doença, sem novos casos positivos nos últimos dias.

Desde o início da pandemia, Timor-Leste registou 178 casos, uma grande fatia desde dezembro, com 94 pacientes recuperados, sendo que quase todos os infetados estavam assintomáticos e os restantes com sintomas ligeiros.

O país realizou quase 24 mil testes desde o início da pandemia, com mais de 500 ainda por analisar.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem dos Médicos procura ideias inovadoras para melhorar o sistema de saúde em Portugal

A iniciativa está aberta a todos os cidadãos – nacionais ou estrangeiros -, desde que organizados em grupos de dois a cinco elementos e com pelo menos um médico inscrito na Ordem dos Médicos. Desta forma, o Prémio Best Ideas in Healthcare pretende estimular a inovação e o empreendedorismo em saúde, mas também incentivar a criação de equipas multidisciplinares, entre médicos e outros profissionais

Luís Campos distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2024

O Prémio Nacional de Medicina Interna 2024 foi atribuído a Luís Campos, fundador e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, que ainda se destaca pelas suas funções atuais de presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna e da coordenação da Medicina Interna da Clínica CUF Belém.

Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

OMS lança mecanismo para angariar mais dinheiro

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no domingo um mecanismo destinado a angariar fundos “sustentáveis, previsíveis e flexíveis” para financiar as prioridades para o período 2025-2028.

Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana 1.755 toneladas de alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais do país, avançou esta segunda-feira a instituição de solidariedade social.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights