Brasil tem dia mais trágico da pandemia ao somar 3.650 mortos em 24 horas

27 de Março 2021

O Brasil registou esta sexta-feira o recorde trágico de 3.650 vidas perdidas devido à Covid-19 em 24 horas, totalizando 307.112 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados do Ministério da Saúde.

Na última terça-feira, o Brasil ultrapassou, pela primeira vez, as três mil vítimas mortais (3.251), marca que foi hoje superada, 13 meses após o primeiro caso do novo coronavírus ter sido registado em solo brasileiro.

O Brasil, que atravessa o seu momento mais critico da pandemia, foi hoje, tal como tem ocorrido nas últimas semanas, o país que mais vítimas mortais somou nas últimas 24 horas em todo o mundo, bem acima dos Estados Unidos.

Em relação ao número de infetados, o total subiu hoje para 12.404.414, após as autoridades de saúde terem contabilizado 84.245 diagnósticos positivos, de acordo com o último boletim epidemiológico da pasta da Saúde.

Contudo, os números totais podem ser ainda superiores, uma vez que o Estado do Ceará não inseriu os seus dados devido a problemas técnicos.

A taxa de incidência da doença no país é agora de 146 mortes e 5.903 casos por 100 mil habitantes, numa nação com uma população estimada em 212 milhões de habitantes.

São Paulo, foco da pandemia no Brasil, registou esta sexta-feira um novo recorde de mortes, chegando às 1.193 vítimas mortais em apenas 24 horas, além de 21.489 novos casos.

Há três dias, aquela que é a unidade federativa mais rica e populosa do país, havia ultrapassado, pela primeira vez, os mil óbitos num só dia (1.021). No total, São Paulo concentra 2.392.374 infeções e 70.696 mortos devido à Covid-19.

Para tentar travar a disseminação do vírus, a prefeitura de São Paulo e o Estado do Rio de Janeiro iniciaram ontem um período de feriados antecipados, que durará dez dias, e que tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas.

Em ambos os casos, o período de feriados antecipados será acompanhado de medidas restritivas, como recolher obrigatório e encerramento do comércio.

No momento em que o Brasil enfrenta um colapso hospitalar devido ao agravamento da pandemia, foram ontem anunciadas novas vacinas de produção nacional no país sul-americano.

O Governo brasileiro anunciou hoje que três potenciais vacinas locais contra a Covid-19 avançaram “na fase de pré-testes” e, uma delas, entrou com um pedido de autorização no órgão regulador para testagem em voluntários.

O anúncio feito pelo Governo Federal, presidido por Jair Bolsonaro, surge apenas algumas horas após o executivo de São Paulo, governado por João Doria, rival político do chefe de Estado, ter anunciado a Butanvac, uma vacina própria, desenvolvida localmente pelo Instituto Butantan.

Contudo, todos os imunizantes anunciados demorarão vários meses até estarem disponíveis.

Ao comentar o processo de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, que segue a um ritmo lento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu esta sexta-feira aos brasileiros se unam numa “pátria de máscaras” para diminuir a circulação do vírus.

O ministro declarou ainda que as máscaras têm um “poder de bloquear” o vírus “tão grande quanto a campanha de vacinação”, num momento em que parte da população não tem cumprido medidas de isolamento social decretadas por governados e prefeitos.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.756.395 mortos no mundo, resultantes de mais de 125,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This