Gigantes tecnológicos chineses doam 100 ventiladores ao Brasil

30 de Março 2021

O gigante chinês do comércio eletrónico Alibaba e a rede social chinesa TikTok doaram ao Brasil 100 ventiladores pulmonares, necessários para tratar os pacientes com Covid-19 que manifestam sintomas mais graves.

A chegada dos ventiladores à capital brasileira, Brasília, para “ajudar o povo brasileiro no seu combate à pandemia”, foi anunciada pelo embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, na rede social Twitter.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, pediu ontem demissão após uma forte pressão de políticos ligados ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que o acusam de obstruir o acesso às vacinas contra a Covid-19, divulgou a imprensa brasileira.

Araújo teve um atrito direto com Yang Wanming por comentários que questionavam a eficácia das vacinas produzidas na China.

O Brasil luta contra uma segunda vaga mais mortal de infeções, que, segundo muitos especialistas, pode acelerar nas próximas semanas, devido à circulação de variantes novas e mais agressivas.

Na sexta-feira, a Força Aérea alemã tinha enviado 80 ventiladores e acessórios para uso hospitalar para Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas, onde os hospitais estão sobrecarregados com o grande número de pacientes com Covid-19.

A doação atendeu ao pedido de ajuda do governo regional do Amazonas, endereçado à comunidade internacional.

Também na sexta-feira, Yang Wanming revelou que o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Li Zhanshu, e o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Arthur Lira, tinham falado sobre o “reforço da parceria no combate à pandemia e nas vacinas”.

Já a 9 de março Arthur Lira tinha enviado uma carta ao governo chinês a pedir o envio de vacinas chinesas e de ingredientes ativos para a produção de doses de vacinas.

O Instituto Butantan, ligado ao governo do Estado de São Paulo, está a preparar no Brasil doses da CoronaVac, uma vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech Ltd.

Segundo a agência espanhola Efe, um dia antes, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, tinha enviado uma carta a Yang Wanming a pedir ajuda para adquirir 30 milhões de doses da vacina BBIBP-CorV, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinopharm.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This