PCP denuncia retoma turística na Madeira baseada na “exploração dos trabalhadores”

25 de Maio 2021

A retoma turística na Madeira está a ser projetada tendo como base um agravamento da “exploração dos trabalhadores” do setor na região, declarou esta terça-feira o coordenador do PCP no arquipélago.

“A dita retoma turística na Madeira e no Porto Santo está a ser projetada na base da intensificação da mais brutal exploração dos trabalhadores”, disse Edgar Silva.

A principal atividade económica da Madeira, o setor do turismo e as atividades associadas, como a hotelaria e restauração, foram fortemente afetados pela pandemia de Covid-19.

Em declarações numa iniciativa partidária junto ao hotel Pestana Casino Park, no Funchal, o dirigente comunista usou este grupo hoteleiro como exemplo, acusando-o de efetuar “um recurso intensivo” a empresas prestadoras de serviços, “não garantindo nem o teste Covid-19”.

“As situações da precariedade laboral no turismo e no setor hoteleiro, a desigualdade de salário para a realização de trabalho igual e os horários de trabalho desregulados, são problemas que conhecem agora novos agravamentos”, alertou.

Edgar Silva insistiu ainda que na hotelaria, na Madeira, “multiplicam-se agora as situações de violação dos direitos laborais”.

“Para além da precariedade e do recurso às formas de mão de obra escrava na hotelaria, surgem casos de crescente desemprego e, sobretudo, de salários em atraso”, apontou.

O responsável do PCP/Madeira enfatizou ser “perante estas situações em que assenta a economia regional, quando no setor do turismo e da hotelaria se alegam dias de esperançosa retoma”.

Edgar Silva criticou também o Governo Regional “por nada fazer para combater a degradação das condições de trabalho no setor do turismo.

“O Governo Regional é totalmente subserviente aos patrões dos grupos hoteleiros que na Madeira e no Porto Santo usam e abusam sistematicamente da mão de obra escrava”, argumentou.

O executivo madeirense perspetivou a retoma do setor a partir de junho, assistindo-se já à chegada de turistas aos aeroportos da Madeira e Porto Santo.

Os trabalhadores das atividades associadas estão também a ser vacinados contra a Covid-19, tendo sido considerados grupos prioritários.

De acordo com os dados anunciados na segunda-feira pela Direção Regional de Saúde, na Madeira foram diagnosticados 13 novos casos de Covid-19 e 14 recuperações, estando notificadas 267 situações ativas no arquipélago.

No hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, estão internadas 19 pessoas, uma das quais na unidade de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, a região totaliza 9.387 casos confirmados de covid-19, 9.049 doentes recuperados e mantém os 71 óbitos.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.475.079 mortos no mundo, resultantes de mais de 167,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.021 pessoas dos 845.840 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights