Surto em movimentado porto chinês complica transporte marítimo mundial

22 de Junho 2021

Um surto de Covid-19 num dos mais movimentados portos da China causou congestionamento de navios de carga e incertezas na logística, nas vésperas de época alta para o transporte marítimo, relatou esta terça-feira a imprensa local.

O porto de Yantian – o maior do mundo entre os que possuem um único terminal de contentores – fica em Guangdong, que faz fronteira com Macau e Hong Kong e é a mais exportadora das províncias da China.

É através de Yantian que passa um terço do comércio internacional de Guangdong e um quarto das exportações chinesas para os Estados Unidos.

Os surtos do novo coronavírus em Guangdong – causados, sobretudo, pela variante Delta -, nas últimas semanas, colocaram pressão adicional em outros portos chineses, como Nansha, Shekou ou Hong Kong.

De acordo com a consultora chinesa Oneshipping, que fornece informações sobre o setor de logística, mais de 300 viagens foram canceladas ou desviadas para outras rotas e portos.

Na segunda-feira, o porto garantiu que retomou 70% da sua capacidade total e que espera voltar à normalidade no final de junho, antes da época alta para o transporte marítimo, concentrada anualmente nos meses de agosto e setembro, quando as empresas nos EUA e Europa se reabastecem para o Natal.

O referido porto de Nansha, localizado na cidade de Cantão – a capital da província -, acrescentou 38 navios à sua frota para “garantir o fluxo desimpedido do comércio internacional”, o que conduziu a congestionamentos nas estradas que conduzem às instalações.

Isto soma-se aos problemas logísticos decorrentes do congestionamento do cargueiro Ever Given, no Canal de Suez, que causou já dificuldades em escoar contentores nos portos chineses.

A Maersk, uma das principais empresas de frete marítimo do mundo, expressou esperança de que os engarrafamentos no porto de Yantian, “um dos centros mais importantes do mundo”, sejam resolvidos “nas próximas semanas”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ligue Antes, Salve Vidas” na ULSAS: Seis Meses com Resultados Positivos

Seis meses após a implementação do “Ligue Antes, Salve Vidas” na Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal, mais de 116 mil contactos com o SNS24 resultaram numa redução significativa da afluência direta às urgências e num aumento do encaminhamento para cuidados primários.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights