Cirurgião-geral dos EUA pede esforço nacional contra desinformação sobre covid

16 de Julho 2021

O cirurgião-geral dos EUA, Vivek Murthy, pediu esta sexta-feira um esforço nacional para combater a desinformação sobre a Covid-19 e a vacinação, exortando as empresas de tecnologia, os profissionais de saúde e os jornalistas a alterar algumas das suas práticas.

No seu primeiro comunicado enquanto cirurgião geral do presidente Joe Biden, Murthy focou-se na pandemia e alertou para o facto de as informações falsas levarem a que muita gente rejeite as vacinas e os conselhos de saúde pública, como o uso de máscaras ou o distanciamento social.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 600 mil mortes nos Estados Unidos mas o ritmo de vacinação começa a diminuir no país e Vivek Murthy acredita que esta oposição à vacina foi sendo alimentada por fakenews, avança a agência de notícias Associated Press (AP).

Murthy, que foi também o cirurgião-geral no governo do presidente Barack Obama, lembrou que os conselhos de quem ocupa o seu lugar concentram-se, geralmente, em torno de ameaças físicas à saúde, como o tabaco.

No entanto, Murthy defendeu hoje a desinformação sobre este novo vírus pode ser igualmente mortal: “A desinformação representa uma ameaça iminente e traiçoeira à saúde de nossa nação”, afirmou em declarações aos jornalistas na Casa Branca.

Tendo em conta o papel da internet na disseminação de informações incorretas, Murthy pediu às empresas de tecnologia e plataformas de media mudanças nos seus produtos e software para que consigam reduzir a disseminação de informações incorretas e, ao mesmo tempo, aumentar o acesso a fontes confiáveis ​​e baseadas em fatos.

O Facebook, YouTube, Twitter e outras plataformas têm defendido o seu trabalho para conter a maré de desinformação. O Twitter, por exemplo, removeu mais de 40 mil publicações que violavam as regras de desinformação Covid-19, informou hoje a plataforma em resposta a Murthy.

“Concordamos com o cirurgião geral”, disse o Twitter em  comunicado, acrescentando que “o combate à desinformação sobre saúde exige uma abordagem de toda a sociedade.”

As recomendações de Murthy foram além das empresas de tecnologia: Aos professores pediu que levassem para dentro das salas de aula a alfabetização mediática e o pensamento crítico.

Aos jornalistas, sugeriu que deveriam trabalhar para desmistificar de forma responsável as desinformações sobre saúde, sem inadvertidamente as divulgar ainda mais.

Quanto aos profissionais de saúde pública, acrescentou, deveriam fazer um trabalho melhor respondendo às perguntas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This