Autoridades locais querem surto em Sydney considerado “emergência nacional”

23 de Julho 2021

As autoridades do estado australiano de Nova Gales do Sul consideraram esta sexta-feira que o surto de Covid-19 em Sydney, capital regional, devia ser declarado "emergência nacional", devido ao aumento de casos na cidade, confinada há um mês.

A declaração do estado de “emergência nacional” ia permitir uma maior implicação das autoridades federais na gestão da crise sanitária, defendeu a primeira-ministra de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian.

Os responsáveis dos serviços de saúde daquele estado “indicaram que a situação que prevalece na Nova Gales do Sul, sobretudo nos subúrbios do sudoeste e oeste de Sydney, é considerada como uma emergência nacional”, disse a governante, que apelou ao Governo federal para que envie com urgência vacinas e recursos.

A Nova Gales do Sul anunciou 136 novos casos de Covid-19, um novo máximo desde o início deste surto, identificado em junho, o que elevou para 1.782 o número total de pessoas infetadas.

Em causa está a variante Delta, inicialmente identificada na Índia e mais contagiosa.

A Austrália tem gerido com sucesso a pandemia, com políticas de contenção rápidas e localizadas, mas o lento programa de vacinação contra a Covid-19 colocou-a ao nível de países em desenvolvimento, como Belize e Suriname, de acordo com o jornal The New York Times.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, admitiu um atraso de dois meses no calendário de vacinação, numa altura em que mais de metade da população continua confinada, devido a novos surtos.

As autoridades pretendiam vacinar toda a população até final de outubro, mas os dados atuais indicam que apenas 14% das pessoas com idade igual ou superior a 16 anos receberam as doses necessárias para completar a inoculação.

Sydney, a cidade mais populosa do país, com 5,3 milhões de habitantes, deverá estar confinada até 30 de julho.

As autoridades regionais mantêm também a população dos estados de Vitória e da Austrália do Sul confinada até dia 27.

A Austrália, que fechou as fronteiras em março de 2020, contabilizou pouco mais de 32 mil casos de Covid-19 e 915 mortes desde o início da pandemia.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 4.128.543 mortos em todo o mundo, entre mais de 191,9 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.248 pessoas e foram registados 943.244 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights