Brasil contabiliza mais 920 mortes e 31.024 casos em 24 horas

27 de Agosto 2021

O Brasil contabilizou 920 mortes e 31.024 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 577.565 óbitos e 20.676.561 infeções desde o início da pandemia, informou o Governo brasileiro.

Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico difundido pelo Ministério da Saúde brasileiro, que dá ainda conta de uma taxa de letalidade da doença fixada em 2,8%.

A incidência da Covid-19 é agora de 275 mortes e 9.839 casos por 100 mil habitantes no país sul-americano, com 212 milhões de habitantes.

Em números absolutos, o Brasil é o segundo país com mais mortes em todo o mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais casos, antecedido pelos norte-americanos e pela Índia.

A nível nacional, São Paulo continua a ser o foco da pandemia, concentrando 4.236.436 diagnósticos positivos de SARS-CoV-2 e 145.012 vítimas mortais.

Das 27 unidades federativas brasileiras, sete já superam um milhão de casos, cada (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro).

Senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que investiga alegadas falhas e crimes na condução da pandemia no Brasil, tornaram esta quinta-feira públicas uma série de mensagens telefónicas que indiciam a preparação de fraudes numa licitação de testes contra a doença.

As mensagens foram trocadas entre o ex-funcionário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira Ricardo Santana e o suposto lobista Marconny Albernaz Ribeiro.

O relator da CPI, Renan Calheiros, e o vice-presidente da Comissão, senador Randolfe Rodrigues, apontaram, a partir de documentos recebidos pela CPI, os detalhes do esquema que desclassificou empresas vencedoras de processos de licitação para a venda de testes — a Abbott e a Bahiafarma — em benefício da Precisa Medicamentos, empresa que vendeu testes a estados e intermediou a aquisição da vacina indiana Covaxin ao Governo brasileiro.

“A própria história da corrupção do Brasil, de que se tem notícia desde o descobrimento, talvez seja — esse documento é inédito por isso — a primeira vez que alguém descreve o caminho do crime”, expôs Renan Calheiros, ao destacar ainda que a Precisa também vendeu testes para o Distrito Federal, Mato Grosso e outros estados, assim como conseguiu firmar contratos para a venda de preservativos ao Governo.

A CPI da Pandemia foi instalada em 27 de abril com prazo inicial de três meses de funcionamento. Contudo, a sua prorrogação por mais 90 dias foi aprovada em julho e a Comissão poderá trabalhar até ao início de novembro, segundo o próprio Senado.

A CPI – composta por 11 membros, sete da oposição ao Governo de Bolsonaro e quatro outros que apoiam o líder de extrema-direita – deverá redigir um relatório no final dos seus trabalhos, que poderá ser encaminhado aos tribunais para o início de um processo judicial.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.461.431 mortes em todo o mundo, entre mais de 213,79 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This