Surto em lar de Marvão regista a segunda vítima mortal

3 de Setembro 2021

O número de vítimas mortais do surto de covid-19 num lar no concelho de Marvão (Portalegre) subiu de um para dois, com a morte de uma utente octogenária, disse a presidente da instituição.

“Até ao momento faleceram dois utentes. Na madrugada desta quarta-feira foi uma senhora de 83 anos e já antes tinha sido um utente de 91 anos”, lamentou à agência Lusa a presidente da associação do Lar da Casa do Povo de Santo António das Areias, Cristina Novo.

De acordo com a responsável, os 31 utentes que ficaram infetados e que permanecem na instituição deverão ter alta médica, desconhecendo-se ainda o número de altas a atribuir aos 11 funcionários que também contraíram a doença.

“Hoje [quinta-feira] fizemos testes [aos utentes] e estão negativos. Em princípio também vão ter alta algumas funcionárias”, disse.

Cristina Novo indicou ainda que permanecem internados no hospital de Portalegre outros quatro utentes que ficaram infetados com o coronavírus SARS-CoV-2 e contraíram a Covid-19.

Considerando que o surto se encontra na “fase final”, Cristina Novo lamentou as duas mortes, sublinhando que os dois utentes “já tinham a sua saúde muito debilitada” e que esta doença “antecipou” a sua morte.

O surto no Lar da Casa do Povo de Santo António das Areias foi detetado no dia 21 agosto, depois de uma utente ter-se deslocado ao hospital de Portalegre e ter tido resultado positivo no teste efetuado na unidade hospitalar.

O surto infetou todos os utentes que se encontravam no lar (37) e ainda 11 dos 27 funcionários.

A Covid-19 provocou pelo menos 4.529.715 mortes em todo o mundo, entre mais de 218,3 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.766 pessoas e foram contabilizados 1.042.322 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights