Bolieiro quer reforçar verbas para a Saúde no próximo orçamento regional

20 de Abril 2024

O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje a intenção de reforçar as "capacidades financeiras" da Saúde no Orçamento Regional e defendeu que o Estado central deve assumir um compromisso com o “sobrecusto” do setor na região.

José Manuel Bolieiro não escondeu a situação deste setor nos Açores, “fruto do legado de défice de financiamento da saúde, que se acumula”, que “tem dívidas a fornecedores”, a par da “necessidade de melhor e mais apertada gestão do controlo da despesa”.

O líder do executivo açoriano esteve hoje no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, onde constatou a realização das primeiras vitrectomias na região, que até agora obrigavam a deslocação de doentes ao continente.

Bolieiro, em declarações aos jornalistas, considerou ser necessário “fazer um esforço para se melhorar e aproximar em termos financeiros as necessidades de financiamento” do Serviço Regional de Saúde (SRS)”.

A par deste esforço, o líder do executivo açoriano quer um “compromisso do Estado com o sobrecusto da saúde que se presta nos Açores, que é diferente devido à descontinuidade territorial e dimensão” da região.

“O Estado não pode desresponsabilizar-se porque somos um Estado de uma cidadania única. O direito aos cuidados de saúde é universal e deve ser preferencialmente padronizado de acordo com a lógica europeia e comunitária” em que os Açores se integram, declarou o chefe do executivo açoriano.

Bolieiro frisou que o Governo dos Açores “está a fazer um esforço para já no Orçamento deste ano potenciar um aumento” de verbas e “reforçar as capacidades financeiras do SRS”.

Mónica Seidi, secretária regional da Saúde, que acompanhou o presidente do Governo na sua visita ao Hospital do Divino Espírito Santo, declarou que em 2023 “foi o ano em que a produção cirúrgica foi a maior dos Açores”, mas ressalvou, “com um sentimento agridoce, que as listas de espera cirúrgica têm vindo a aumentar”.

A titular da pasta da Saúde, que esteve reunida sexta-feira com diretores clínicos e responsáveis pelos hospitais dos Açores, visando encontrar soluções para combater este fenómeno, ressalvou que se tem “batido recordes de produtividade da atividade essencial de consultas externas e da realização de exames complementares de diagnóstico”.

Mónica Seidi quer avaliar a “complexidade e a severidade das próprias cirurgias porque têm obviamente um impacto indireto na ocupação e reorganização dos blocos operatórios”.

“Se estamos a operar doentes com maior complexidade, obviamente a disponibilidade das salas vai diminuir”, declarou a governante, que pediu aos hospitais um levantamento das cirurgias efetuadas e do GTH (Gestão do Talento Humano) associado ao grau de severidade”.

Os responsáveis dos serviços hospitalares transmitiram à titular da pasta da Saúde necessidades de recursos humanos, uma vez que “há áreas que estão carenciadas”, o que “tem obviamente influência”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights