Testes concluídos até final da semana em lares e creches de Setúbal

11 de Maio 2020

As entidades regionais da Proteção Civil, Saúde e Segurança Social deverão realizar hoje mais de 255 testes em diversas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPIS), em Azeitão, disse à agência Lusa o coordenador da Proteção Civil Municipal de Setúbal.

Segundo José Luís Bucho, no âmbito da campanha de rastreio em espaços sem registo de infeção de covid-19, “está prevista a realização de testes em 48 lares e residências, nos quais foram identificados 1.331 trabalhadores”.

Na semana passada, as equipas constituídas por elementos da Proteção Civil, Saúde e Segurança Social tinham já assegurado a realização de um total de 626 testes no âmbito do rastreio da covid-19 no concelho de Setúbal.

Segundo informou hoje a Câmara Municipal de Setúbal, “os testes de rastreio da covid-19 ao pessoal das ERPIS e de apoio domiciliário da região metropolitana de Lisboa, incluindo Setúbal, encontram-se quase concluídos, duas semanas após o início de visitas a estes equipamentos sociais”.

“Em reunião de balanço, realizada no dia 08, foi realçada a capacidade de organização, o espírito de cooperação e a eficácia da metodologia usada para se concretizar o rastreio aos profissionais de prestação de cuidados de saúde nos estabelecimentos residenciais de apoio social para idosos e serviços de apoio domiciliário”, sublinha o município sadino.

Ainda de acordo com a autarquia, depois do rastreio das ERPIS, os responsáveis da Proteção Civil, Saúde e Segurança Social pretendem avançar, de imediato, para a realização de “testes aos profissionais que trabalham nas creches, tendo em conta que o Governo definiu um período de transição, entre 18 de maio e 01 de junho, para a abertura destes estabelecimentos educativos”.

“A realização de testes aos trabalhadores das creches ocorrerá em simultâneo com a dos profissionais dos lares ainda por efetuar, prevendo-se a conclusão até ao final da próxima semana”, refere a Câmara Municipal de Setúbal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights