Testes concluídos até final da semana em lares e creches de Setúbal

11 de Maio 2020

As entidades regionais da Proteção Civil, Saúde e Segurança Social deverão realizar hoje mais de 255 testes em diversas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPIS), em Azeitão, disse à agência Lusa o coordenador da Proteção Civil Municipal de Setúbal.

Segundo José Luís Bucho, no âmbito da campanha de rastreio em espaços sem registo de infeção de covid-19, “está prevista a realização de testes em 48 lares e residências, nos quais foram identificados 1.331 trabalhadores”.

Na semana passada, as equipas constituídas por elementos da Proteção Civil, Saúde e Segurança Social tinham já assegurado a realização de um total de 626 testes no âmbito do rastreio da covid-19 no concelho de Setúbal.

Segundo informou hoje a Câmara Municipal de Setúbal, “os testes de rastreio da covid-19 ao pessoal das ERPIS e de apoio domiciliário da região metropolitana de Lisboa, incluindo Setúbal, encontram-se quase concluídos, duas semanas após o início de visitas a estes equipamentos sociais”.

“Em reunião de balanço, realizada no dia 08, foi realçada a capacidade de organização, o espírito de cooperação e a eficácia da metodologia usada para se concretizar o rastreio aos profissionais de prestação de cuidados de saúde nos estabelecimentos residenciais de apoio social para idosos e serviços de apoio domiciliário”, sublinha o município sadino.

Ainda de acordo com a autarquia, depois do rastreio das ERPIS, os responsáveis da Proteção Civil, Saúde e Segurança Social pretendem avançar, de imediato, para a realização de “testes aos profissionais que trabalham nas creches, tendo em conta que o Governo definiu um período de transição, entre 18 de maio e 01 de junho, para a abertura destes estabelecimentos educativos”.

“A realização de testes aos trabalhadores das creches ocorrerá em simultâneo com a dos profissionais dos lares ainda por efetuar, prevendo-se a conclusão até ao final da próxima semana”, refere a Câmara Municipal de Setúbal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Papa “passou o dia em repouso”

Advertisement

O Papa Francisco “passou o dia em repouso” após a cirurgia abdominal a que foi submetido na quarta-feira para corrigir uma hérnia e os seus “parâmetros hemodinâmicos e respiratórios estão estáveis”, informou no domingo o gabinete de imprensa do Vaticano.

OMS adverte para risco de surto de cólera na Ucrânia

Advertisement

A técnica oficial do Programa de Emergências Sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), Teresa Zakaria, alertou no domingo para o risco de cólera nas zonas afetadas pela destruição da barragem de Kakhovka, na região de Kherson, na Ucrânia.

Urgências e privados vão poder passar baixas

Advertisement

As urgências hospitalares e o setor privado vão poder passar baixas e algumas licenças por cancro poderão ser alargadas para três meses, anunciou hoje o diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Fim da epidemia do vírus de Marburgo na Guiné Equatorial

Advertisement

A Organização Mundial de Saúde declarou hoje o fim da epidemia do vírus de Marburgo na Guiné Equatorial, registando 12 mortes confirmadas e outra 23 provavelmente devidas à doença, quatro meses após os primeiros casos naquele país da África Central.

Cólera mata 141 pessoas em Moçambique desde setembro

Advertisement

 Uma epidemia de cólera já provocou 141 mortes em Moçambique desde que eclodiu em setembro de 2022, anunciou hoje o Ministério da Saúde do país no boletim dedicado ao acompanhamento da doença.

MAIS LIDAS

Share This