Caso positivo detetado no rastreio a professores e funcionários em Vila Real

16 de Maio 2020

O rastreio efetuado pela Câmara de Vila Real a 163 professores e funcionários das escolas públicas do concelho detetou um caso positivo antes do regresso às aulas presenciais na segunda-feira, disse hoje o município.

A autarquia transmontana decidiu testar todo o pessoal docente e não docente antes de serem retomadas as aulas presenciais para os alunos do 11.º e 12.º anos, das escolas secundárias Camilo Castelo Branco e São Pedro e no Agrupamento de Escolas Morgado Mateus.

O rastreio abrangeu 163 professores e funcionários e, segundo o município, “um deles teve resultado positivo”.

“A pessoa em questão já está informada deste resultado. Revela-se assim acertada a iniciativa de testar o pessoal docente e não docente, antes do reinício das aulas presenciais, pois evitou-se um eventual foco de propagação da doença”, afirmou a autarquia.

Apesar de “não ter sido considerada prioritária” a testagem destes profissionais ao nível nacional, o município de Vila Real decidiu avançar nas escolas do concelho, tendo sido “uma das poucas autarquias do país em que isso aconteceu”.

O objetivo da medida foi “garantir alguma confiança neste regresso parcial às aulas presenciais”.

A iniciativa foi implementada em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro I – Marão e Douro Norte.

Segundo o ACES, o concelho de Vila Real esteve 10 dias sem casos positivos. Com o caso positivo revelado hoje aumentou para 151 o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus neste município.

Portugal contabiliza 1.203 mortos associados à covid-19 em 28.810 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

O Governo aprovou na sexta-feira novas medidas que entram em vigor na segunda-feira, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FEPODABES apela à mobilização urgente dos dadores de sangue

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou para a necessidade de mobilização urgente dos dadores de sangue, recordando que são necessárias cerca de mil unidades de sangue todos os dias e que esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas.

Jovens farmacêuticos debatem futuro da UE com candidatos ao Parlamento Europeu

A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) vai reunir os candidatos ao Parlamento Europeu para debater o futuro da União Europeia (UE), “naquilo que se espera ser uma plataforma de partilha das principais ideias e propostas dos diferentes partidos políticos”, diz a organização. A conferência “O Futuro do Projeto Europeu” está marcada para o próximo dia 20 de maio, em formato virtual, pelas 17h30.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights