Exportações em Saúde atingiram mais de 300 milhões de euros no primeiro trimestre

21 de Maio 2020

A taxa de exportações em Saúde aumentou cerca de 8,8% nos primeiros três meses deste ano. De acordo com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) aumento de exportações significaram 377 milhões de euros para a economia.

O esforço das empresas da área da saúde traduziu-se na subida do número de exportações do sector. O presidente do Health Cluster Portugal, Salvador de Mello, acredita que o resultado destes números consolida a presença de Portugal nos mercados externos. “O dinamismo e o esforço desenvolvido pelo setor, sendo particularmente importante num momento em que a área da saúde tem sido tão desafiada e colocada à prova. As empresas do cluster têm demonstrado uma forte capacidade de adaptação, assumindo o HCP o seu papel agregador promovendo sinergias entre muitos dos seus associados”.

O valor das exportações inclui a fabricação de produtos farmacêuticos de base, a fabricação de preparações farmacêuticas, a fabricação de equipamento de radiação e electromedicina e a fabricação de instrumentos e material médico-cirúrgico. É neste sentido que a HCP espera ultrapassar os 2,5 mil milhões de euros de exportações em Saúde até 2025.

O sector da saúde representa mais de 30 mil milhões de euros e um valor acrescentado bruto de cerca de 9 mil milhões para a economia nacional. As mais de 90 mil empresas desta área empregam quase 300 mil pessoas.

VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rogério Carapuça defende gestão autónoma e transformação digital na saúde

No 10º Congresso Internacional dos Hospitais, Rogério Carapuça, Presidente da Associação Portuguesa das Comunicações, defendeu uma maior autonomia para os gestores hospitalares e a necessidade de uma transformação digital eficaz para melhorar os processos e a eficiência do sistema de saúde português

MAIS LIDAS

Share This