MSD anuncia colaborações para acelerar vacinas e antivirais contra a Covid-19

2 de Junho 2020

A MSD anunciou esta terça-feira que estão a ser estabelecidos um conjunto de esforços de combate à Covid-19. A multinacional farmacêutica revelou a aquisição da Themis Bioscience, a colaboração com a IAVI para o desenvolvimento de potenciais vacinas contra o novo coronavírus e a parceria com a Ridgeback Bio para avançar com a criação de um antiviral. As vacinas já contam com a participação de um voluntário e prevê-se o arranque dos ensaios clínicos até ao final do ano.

A farmacêutica, líder em vacinas e no desenvolvimento de antivirais afirma que está a trabalhar numa “solução de tratamento e em resposta de prevenção”. De acordo com a MSD, o seu “legado único nesta área” possibilitou a união de esforços de duas entidades “focadas no tratamento de doenças infeciosas para contribuir com esperança para o desenvolvimento de uma resposta segura, eficaz e acessível a todas as pessoas”. É por isso que a empresa defende que o sucesso das soluções à pandemia exige esforços múltiplos entre países e empresas.

A MSD garante que a parceria estabelecida com a IAVI e a aquisição da Themis Bioscience vão “acelerar o processo e aumentar a capacidade de resposta” à Covid-19. No entanto, a farmacêutica diz ainda que “parte deste trabalho terá como base os esforços desenvolvidos previamente para combater outros vírus que estão na origem do sarampo e do ébola.”

Para além das vacinas, a farmacêutica quer avaliar os seus ativos antivirais para tratar pessoas com Covid-19. Foi neste sentido que a MSD fechou um acordo com a Ridgeback Biotherapeutics LP para desenvolver o EIDD-2801. O candidato antiviral de administração oral já em estádios de desenvolvimento clínico para o tratamento de pacientes com Covid-19. A companhia garante que os estudos da fase I demonstram que “o composto é bem tolerado e os estudos pré-clínicos indicam que o EIDD-2801 possui propriedades antivirais potentes contra várias estirpes de coronavírus, incluindo o SARS-CoV-2.”

A MSD acredita que as colaborações vão complementar não só as suas capacidades de investigação e desenvolvimento de vacinas, mas também reforçar a descoberta, desenvolvimento, produção e distribuição a nível mundial.

PR/HN/ Vaishaly Camões

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights