Famílias britânicas exigem investigação independente sobre a pandemia

12 de Junho 2020

Famílias que perderam parentes na pandemia de Covid-19 estão a exigir uma investigação pública independente sobre a maneira como o Governo britânico lidou com a crise.

Matt Fowler, do grupo Covid-19 Bereaved Families for Justice UK, disse à BBC que a morte do seu pai poderia ter sido evitada “se as coisas tivessem sido tratadas de maneira diferente”.

Fowler disse que o seu pai tinha “apenas 56 anos, pelo que, morreu muito, muito antes do tempo”.

O grupo, com cerca de 450 membros, escreveu ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e ao secretário de Saúde, Matt Hancock, exigindo uma investigação sobre o que ocorreu e está a ocorrer durante esta pandemia de covid-19.

O advogado do grupo, Elkan Abrahamson, declarou que uma investigação é necessária e tem de ser feita o mais rapidamente possível, porque a crise ainda está em andamento.

Abrahamson afirmou: “neste caso, se levar muito tempo, mais vidas serão perdidas”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 418 mil mortos e infetou mais de 7,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.504 pessoas das 35.910 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos junta partidos para debater o setor antes das legislativas

A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) vai organizar, no próximo dia 26 de fevereiro, um debate público para discutir as principais preocupações do setor farmacêutico para os próximos anos. O evento “Prioridades para o Ecossistema Farmacêutico e da Saúde”, a ter lugar no Centro Ciência Viva, em Lisboa, vai reunir representantes dos partidos políticos num debate que antecede as eleições legislativas. 

Workshop sobre Obesidade assinala Dia Mundial no Porto

No próximo dia 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, a cidade do Porto acolhe um workshop gratuito sobre Obesidade, com o intuito de se falar abertamente sobre esta doença que afeta quase mil milhões de pessoas em todo o mundo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights