ONU alerta para vulnerabilidade de mais de 50 mil crianças devido às perturbações nos serviços de saúde

15 de Junho 2020

A ONU alertou esta segunda-feira que cerca de 51.000 crianças com menos de cinco anos podem morrer este ano no Médio Oriente e Norte de África se continuarem as perturbações nos serviços essenciais de saúde devido à pandemia de Covid-19.

As Nações Unidas destacaram nomeadamente os efeitos na vacinação de rotina.

“Os sistemas de saúde registam uma pressão sem precedentes devido à pandemia de Covid-19 e, embora não haja muitos casos do novo coronavírus em crianças na região, é claro que o vírus afeta diretamente a sua saúde”, sublinham o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) num comunicado conjunto.

Se a perturbação dos serviços de saúde e de nutrição de base continuar, “mais de 51.000 crianças menores de cinco anos podem morrer na região até ao final de 2020”, alerta o texto.

Esta “projeção sombria” deve-se nomeadamente ao facto “de muitos profissionais de saúde da linha da frente terem desviado os seus esforços para responder à epidemia” da Covid-19.

Além disso, “as restrições de movimento e os obstáculos económicos impedem ainda mais o acesso das populações aos cuidados de saúde”, adianta o comunicado.

A UNICEF e a OMS pedem o “recomeço pleno das campanhas de vacinação e dos serviços de nutrição, com medidas de prevenção rigorosas face ao vírus”.

A pandemia causou mais de 433.493 mortos e infetou mais de 7,9 milhões de pessoas no mundo desde o aparecimento do coronavírus em dezembro na China, segundo um balanço da agência France Presse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights