Candidato democrata à presidência dos EUA critica liderança de Trump

17 de Junho 2020

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou hoje a liderança de Donald Trump na resposta à pandemia de covid-19, condenando a alta taxa de mortalidade e falta de orientação para a reabertura da economia.

“Donald Trump quer ser considerado um presidente em tempos de guerra. Mas ao contrário de qualquer outro líder em tempos de guerra, não assume responsabilidade, não exerce liderança e agora acabou por desistir da luta”, disse Joe Biden num centro recreativo em Darby, na Pensilvânia, uma cidade nos subúrbios de Filadélfia.

O candidato democrata frisou que o presidente dos Estados Unidos está a tentar declarar a pandemia como terminada, mas o vírus continua a matar os norte-americanos e a causar estragos na economia.

“Sr. Presidente não deixe o povo americano enfrentar essa ameaça por conta própria sem orientação, recursos ou liderança do governo federal”, disse

Joe Biden, que nos últimos dias tem centrado as suas críticas à postura que Donald Trump assumiu em relação aos protestos motivados pela morte de George Floyd, no Minnesota, dedicou hoje o seu discurso de 15 minutos à atuação do presidente dos EUA no combate ao surto.

O candidato democrata à presidência dos EUA atacou Trump pela alta taxa de mortalidade por covid-19 no país e pelo estado da economia.

Joe Biden afirmou que não há qualquer “orientação clara” do governo federal sobre como as empresas devem responder à crise e alertou para as perspetivas económicas que podem piorar.

”Podemos perder parte do progresso que começamos a fazer porque ele [Trump] perdeu o interesse”, disse Biden.

Na semana passada, o democrata esteve reunido num restaurante dos subúrbios de Filadélfia com pequenos empresários para saber como é que a pandemia afetou os seus negócios.

Os empresários manifestaram preocupação com a falta de orientação do governo federal sobre a reabertura.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 445 mil mortos e infetou mais de 8,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights